quinta-feira, 9 de agosto de 2007



MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

Vivemos numa sociedade, acelerada, cheia de ritmo, cheia de estímulos, e esquecemo-nos com grande freqüência que dentro do nosso lar existem " crianças ", crianças essas que eu chamo de " esponjas " pois absorvem todo o nosso stress. Depois falamos de crianças hiperativas, da falta da concentração nas aulas, na hiperatividade em casa, na sua auto-estima, por vezes como não temos tempo para acompanha-las da melhor maneira ...Usamos medicação, freqüentamos médicos, e essa solução nem sempre resolve.Podemos sempre lhes dar a oportunidade de se olharem a elas mesmas, de se observarem.Tal como nós as nossas crianças também são vítimas do nosso mundo stressado.

Ensinar a nossa criança meditar significa ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação, a sua auto-estima, os seus pensamentos positivos, saber vê-la e sentir o quanto ela é especial, ajudá-la a gerir seus próprios conflitos.

Meditação não significa estar muito quieto, de pernas cruzadas e olhos fechados, significa sim, dar-lhes tempo e espaço para serem criativas, para praticarem a atenção e estarem livres de preocupações e ansiedades transmitidas diariamente.
Este processo pode beneficiar muitos pais no seu envolvimento com as crianças.

Ter tempo para relaxar pode, no mínimo, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de problemas. Por vezes, o simples ato de focar a atenção numa tarefa diferente permite que surjam idéias novas e frescas. A meditação pode ainda ajudar uma criança zangada ou frustrada a acalmar-se e a repensar uma situação.

~>1º) Ensinar as crianças a relaxar e meditar, consiste em fazer com que elas se sentem ou deitem numa posição e local confortáveis, como elas se sentirem melhor! Não existe nenhuma postura obrigatória, só o conforto delas importa.

~>2º A respiração - início da técnica – é o mais importante ; aprender a respirar, respirar fundo uma ou duas vezes e deixar que os seus olhos se fechem, se assim quiserem .
Crianças mais velhas podem simplesmente querer tempo para descansar um pouco ou pensar em privado. Para outras crianças, continuar com mais algumas respirações profundas pode ser o suficiente. Aqui estão algumas outras sugestões para incorporar alguns momentos calmos, meditativos, na vida da sua criança.

Use Imagens Mentais

Faça com que a sua criança imagine que é flexível como uma boneca de trapos, com cada parte do seu corpo (braços, pernas, cabeça...) a sentir-se cada vez mais como gelatina. Ou então lhe peça que imagine ondas numa piscina ou no mar. Peça-lhe que permita que o seu corpo sinta a água suave nos seus braços e pernas e, por fim, passar através destes. Talvez possam gostar duma visita amigável de um golfinho, uma estrelinha do mar ou alguns peixes tropicais coloridos. Peça-lhe que imagine uma conversa em que as criaturas usam palavras relaxantes e talvez até lhe tragam uma mensagem especial. Deixe que a criança escolha a cor da água, da areia e dos peixes. A imaginação, não a realidade, é a chave nesta situação.

Existem muitos lugares diferentes para onde os seus pensamentos a podem levar (talvez ao parque ou ao seu passeio favorito). A imaginação de cada um irá levá-lo onde quiser ir mentalmente e observar.

Os pensamentos podem ser aventureiros e empolgantes, não têm de ser sempre algo calmo. A intenção é apenas fazer com que ela crie um espaço seguro de ambiente alegre onde possa se refugiar.

Use Afirmações Positivas

2. " EU GOSTO DE MIM " é uma das principais afirmações no desenvolvimento da auto-estima.

Existem varias formas de interagir, a questão está em qual será a melhor para nossa criança!

Acho muito interessante outra das técnicas, com mais ritmo, pois fazem-nos sentir especiais.

Esta consiste em:
Sentar-se calmamente...Depois abanar a cabeça rapidamente e fazer ruído ao expirar (soltar todo o ar para fora ),
Mexer o braços e sacudi-los!
Ficar quieto
Expirar de novo pela boca para soltar todo o ar para fora.
Fechar os olhos calmamente.. Respirar profundamente e, sintam o que sentirem, neste momento sorrir.
Depois devagarzinho vamos abrindo os olhos, gradualmente.
O pensamento mais importante a ser absorvido é realmente " Eu gosto de Mim "!
No fim Celebramos com uma musica ao seu gosto!
Nunca esquecer: Afirmações positivas " eu sou capaz "

(AD)

Bençãos, Luz e Serenidade às crianças do Planeta!

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