Powered By Blogger

domingo, 16 de novembro de 2008


RETRATO DE LAUDICE VON GLEHN

É com imensa honra e orgulho que lhes apresento o retrato de uma grande dama : Laudice Von Glehn - esposa do Barão Peter Von Glehn (in memorian)
Terminei de pintar esse retrato no dia 12/11/2008 e minha ansiedade em entregá-lo antes do Natal foi tão grande que mandei emoldurá-lo no dia 13/11 e no dia 14 o levei até Frutal/MG, onde ela mora, e o entreguei.

Vê-la alí, estática diante do retrato, com as mãos cruzadas sobre o queixo, olhinhos arregalados, foi muito, muito marcante. Tão marcante e emocionante essa visão que eu chorei... Havia três anos que eu lhe prometera pintar seu retrato mas, só agora me foi possível cumprir a promessa.

O castelo que está acima de sua cabeça, meio que "envolto em brumas e magia", é real: trata-se do castelo Glehn, na Estônia , e foi nele que meu padrinho Peter Von Glehn viveu até que estourou a grande guerra e a família teve que deixar p/ trás sua vida burguesa, seu castelo, seus bens, e fugir para o Brasil.

Laudice nunca esteve no castelo, razão pela qual coloquei-o no retrato, em homenagem ao meu padrinho, seu esposo, que com certeza sonhara um dia vê-la passear por seus jardins... Retratei o castelo pelo lado posterior  a fim de que a Bela Dama pudesse estar em seu lugar de direito na história: dentro dos domínios do castelo.

A Bela Dama hoje já não é tão jovem, mas, ostenta a mesma nobreza e dignidade no porte, nos atos, no caráter.

Missão cumprida!!

6 comentários:

  1. Olá... meu nome é Marina von Glehn, estava pesquisando sobre a minha família e achei o seu blog. Sou neta de Renato Valentim von Glehn, se não me engano, sobrinho de Peter von Glehn...
    Foi muito bom ter encontrado seu blog... você poderia me contar mais sobre a história da minha família?
    Obrigada,
    Marina von Glehn

    ResponderExcluir
  2. Prezada Marina
    Imenso prazer receber teu comentário e saber que vc é parente de pessoas tão queridas por mim.
    Mande-me teu e-mail para que possamos trocar mensagens e eu possa lhe passar algumas informações.
    Bj grande!!
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome e Gabriel Silva von Glehn eu sou bisneto do peter e minha bisavo ludice tem esse quadro. Queria saber qual foi a historia (mais aprofundada) do meu bisavo sou o filho do Fábio Ribeiro von Glehn e minha avo é Maria Elisabet Ribeiro vo Glehn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel, seja bem vindo ao meu blog.
      Vc é neto da Beth que por sua vez é irmã da Inês, do João Henrique, do Manfredo, da Lucia Maria, do Carlos Alexandre, do Eduardo e da Waléria?
      Sua bisavó é minha madrinha querida.
      O que sei da historia do padrinho Peter é que ele realmente vivia na Estônia,no Glehn Castle, era um Barão legítimo, vivia como tal. Na ocasião da revolução Russa e Primeira Grande Guerra
      foi lutar pela Alemanha, e qdo voltou a família tinha fugido para o Brasil,pois, os inimigos haviam ocupado tudo. Vieram trazendo o que fora possível, e ele então veio atrás, deixando seu castelo, seus bens, seu passado de nobreza. Aqui casou-se duas vezes, tendo ficado viúvo da primeira esposa e depois desposado sua bisavó Laudice, que por ser esposa legítima dele passou a ser tbém,a meu ver, por direito, Baronesa (titulo só de nome pois, não sei como ficou isso lá na Alemanha, mas, cheguei a mandar a foto desse retrato para lá para que todos soubessem que ela e voces existem aqui no Brasil).
      Espero ter respondido suas inquirições, se bem que eu acho que seus tios-avos Manfredo, Alex e Eduardo (irmãos da tua avó) possam lhe contar essa historia com mais detalhes, pois, eles sempre foram apaixonados pelas historias do pai. Posso lhe garantir que seu bisavo, meu padrinho Peter Von Glehn, foi um homem extremamente culto e inteligente, e me lembro que, qdo eu era criança e ia nas férias para Frutal, na casa dele, a noite sentávamos a mesa da cozinha (uma grande mesa de madeira, que já não existe mais), e ele então me contava historias antigas, dos bárbaros, dos guerreiros, etc. Jamais esquecerei.
      Mande-me seu email para que possamos nos contatar mais vezes. Será um imenso prazer, viu? Meu email é sandrahasmann@hotmail.com

      Forte abraço,
      na Paz do Senhor!!

      Excluir
  4. Oi Sandra,
    tive um coleguinha na infância que chamava Luciano Von Glehn, ele morava em Frutal.
    No começo deste mês ao visitar o cemitério da cidade fiquei surpresa e muito triste ao ver o túmulo dele, não sabia que tinha falecido aos 36 anos em 2010. Por acaso ele é parente do barão Peter Von Glehn ?
    Andréia.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Andréia

    Seja bem vinda ao nosso blog.Será um prazer te-la como seguidora (é só participar ao lado)
    Sobre sua pergunta, sei que ano passado, lamentavelmente faleceu num acidente um neto de Peter von Glehn, filho de Lucia Maria. Não tenho bem certeza, mas, acho que trata-se dele..

    Forte abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir