Powered By Blogger

sábado, 29 de agosto de 2009

DICAS P/ RECUPERAR ARQUIVOS PERDIDOS OU APAGADOS NO PC


Confira dicas para recuperar arquivos perdidos ou apagados no PC


Seu computador foi infectado por um vírus, "deu pau", seu irmãozinho mexeu onde não devia ou até mesmo você eventualmente clicou no lugar errado? Tudo isso pode levar à remoção de arquivos importantes do seu sistema, mas nem tudo está necessariamente perdido.

Há algumas ações que você pode tomar para tentar encontrar e recuperar arquivos perdidos no seu computador.

Procurando o arquivo

Antes de mais nada, dê uma conferida para ter certeza de que o arquivo não foi salvo por engano dentro de alguma outra pasta.

Muitos softs, como os programas do Microsoft Office, salvam uma lista dos últimos documentos usados no menu Arquivo. Esse pode ser o primeiro bom lugar para você procurar o arquivo perdido. Se ele não aparecer aqui, o próximo passo é fazer uma busca pelo seu PC.

Para isso, vá até o menu Iniciar --normalmente localizado no canto inferior esquerdo da tela--, clique em Localizar > Arquivos ou pastas.

Digite o nome do arquivo que você gostaria de encontrar no campo Nome da janela de comunicação que se abrirá. Caso você não lembre o nome exato do arquivo, digite parte dele, pois a busca lhe mostrará qualquer arquivo que contiver o fragmento do título que você digitou.

Outra alternativa nesse mesmo mecanismo de busca é digitar qualquer palavra ou trecho do texto contido no arquivo pelo qual você procura. Nesse caso, ao invés de digitar as informações no campo Nome, faça-o em Contendo o texto.

Na mesma caixa de comunicação, no campo Examinar, selecione Meu computador. Assim, todos os diretórios do seu disco rígido serão rastreados. Você também pode acelerar a busca selecionando uma pasta específica para procurar o arquivo perdido. Certifique-se de que o item Incluir subpastas esteja selecionado. Então clique em Localizar agora.

Qualquer combinação encontrada aparecerá na tela. No caso de diversos resultados, você pode usar selecionar a aba Avançado para refinar os resultados, analisando os tipos e tamanhos dos arquivos.

Na lixeira

Quando você apaga um arquivo no Windows --seja por engano ou não--, ele não desaparece imediatamente do seu HD. Ele é transferido para a lixeira, onde fica gravado temporariamente. Caso ele ainda esteja lá, restaurá-lo é facílimo.

Localize e selecione o arquivo que deseja recuperar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Restaurar.

Quando você esvazia a Lixeira, porém, o Windows modifica o catálogo para indicar que o espaço ocupado pelo arquivo apagado no drive pode ser reutilizado. Se você não salvou nenhum novo arquivo ou instalou qualquer software depois de esvaziar a lixeira, é possível que o arquivo ainda não tenha sido sobrescrito e poderá ser restaurado com outros programas, como o Norton Utilities.

Softs de recuperação como esse também são a melhor alternativa no caso de o seu sistema ter travado ou se ele foi infectado por algum vírus.

Lembre-se, contudo, que arquivos apagados de uma mídia removível (como um disco floppy ou zip) não serão transferidos para a lixeira. Nesse caso, você terá que usar seu software de recuperação de arquivos.

Proteja-se

É claro que para não ter que passar por tudo isso --e ainda correr o risco de não recuperar o arquivo-- o melhor mesmo é prevenir-se com backups regulares de seus arquivos mais importantes.

Não é necessário que você faça uma cópia de tudo que tem no seu disco rígido --quando se trata de programas, normalmente você tem o disco de instalação e pode sempre reutilizá-lo para reinstalar os aplicativos.

A sugestão é fazer um backup de todos os arquivos criados por você.

Dica

Aqui vão cinco coisas que você, definitivamente, tem que copiar:

- pasta Meus documentos;
- jogos salvos;
- ajustes de sistema;
- drivers;
- tudo aquilo de que você não tenha uma cópia, como aplicativos dos quais não tem mais o disco de instalação.

Outra dica é que você armazene esses arquivos em um disco zip ou em CD, ao invés dos ultrapassados discos floppy.


(fonte - http://www.secretarias.inf.br/textos.asp?codigo=3674 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário