Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Curiosidades da AROMATERAPIA

1 - Com a descoberta do fogo, o homem teve os primeiros contatos com os perfumes que exalavam de alguns arbustos e resinas, quando queimados. De lá para cá, não paramos mais de pesquisar e tentar descobrir ou de criar novas fragrâncias.                                                                  

2 - Você sabia que existem mais de 5.000 tipos de rosas espalhadas pelo mundo e, que ela é considerada a rainha das flores? Para extrairmos 1k de óleo essencial de rosas, necessitamos de 3.000k de flores.

3 - Toda rainha precisa de um rei. O jasmim é considerado o rei das flores perfumadas. São necessários 8 milhões de pétalas ou, 100k de flores de jasmim para se conseguir 1k de óleo essencial.

4 - De onde você imagina que vem a baunilha, tão utilizada na indústria de alimentos e de cosméticos? 
Resposta: Das bagas da Vanilla Planifolia, uma espécie de orquídea bela e sensual. Talvez, por isso a baunilha seja considerada afrodisíaca. 

5 - A indústria cosmética tem uma matéria prima chamada Aminoácidos da Seda, que é extraída do casulo do bicho-da-seda. Este casulo é formado por um tênue fio produzido pela lagarta, mas o curioso é saber que se esticarmos todo fio desse minúsculo casulo, ele medirá cerca de 2.000m de comprimento.

6 - Por que será que o mesmo perfume tem fixação diferente em diferentes pessoas? 
Resposta: Pelas características próprias de cada indivíduo. Tipo de pele, suor, acidez, hábitos de alimentação e higiene, remédios que toma, local onde vive, pois até o clima pode modificar a fixação de um perfume.

7 - Muitas pessoas que usam o mesmo perfume por muito tempo, costumam dizer que o produto já não é mais o mesmo, que ficou mais fraco, pondo em dúvida a qualidade do perfume. Na verdade isso acontece por causa de um fenômeno chamado de Saturação Olfativa, ou Acomodação Olfativa, ou ainda Percepção Olfativa. Está comprovado que com o tempo as pessoas vão se habituando com cheiros do dia a dia e, passam a não percebê-los mais. No caso dos perfumes, tem-se a nítida impressão de que está ficando mais fraco.

8 - A palavra perfume vem do latim, sendo: Per = através, Fumum = fumaça.  

9 - Os povos antigos consideravam os perfumes como símbolo de riqueza e poder, além de forte atrativo e estimulante para amor e desejo. 

10 - Os gregos tinham o hábito de usar uma fragrância em cada parte do corpo.

11 - O primeiro perfume alcoólico surgiu em 1.370. 

12 - A primeira água de colônia foi criada no século XVIII, por Jean Marie Farina.

13 - A França é considerada o berço da perfumaria, sendo Grasse o centro da cultura de flores e Paris o centro da indústria de perfumes. 

14 - Você sabia que o famoso fixador, usado em perfumes, não passa de uma lenda: Na realidade existem notas ou famílias olfativas, que duram mais tempo, são menos voláteis e, aumentam a fixação dos perfumes, mas na verdade são parte integrante de sua composição. Normalmente, as notas de fundo tem essa característica.

15 - Você sabia que o Cravo-da-índia é o botão seco de uma pequena flor cor-de-rosa muito perfumada, que é cultivada há séculos na Ásia, 
e que ele tem propriedades analgésicas? 

16 - O Óleo Essencial de Canela ou Cinnamomum, é extraído da casca da árvore, das folhas e dos frutos. Além do vasto uso culinário, a Canela, como o Cravo-da-índia, é muito utilizada na composição de perfumes. 

17 - É curioso saber que as flores do Ylang-ylang devem ser colhidas ao raiar do dia e, postas para secar imediatamente, para que seu óleo essencial tenha boa qualidade. Esse óleo é utilizado em muitos perfumes famosos, como o Chanel 5. 
Basta uma gota de Óleo Essencial de Ylang-ylang no travesseiro para harmonizar o sono. Talvez por isso, ao indagada por um repórter o quê ela usava para dormir, a celebre Marilyn Monroe respondeu: Apenas duas gotas de Channel 5. 

18 - PERFUME COMO OFERTA DE AMOR: No Antigo Egito, o perfume além de ser símbolo de beleza e status, era oferenda importante para os deuses, mas também era um presente trocado entre os cônjuges para a harmonia familiar. 

19 - O primeiro museu olfativo do mundo foi criado em 1990, por Jean Kerleo, um famoso "nariz". Fica em Versalhes, na França. Lá pode-se encontrar todos os grandes perfumes lançados no mundo desde o século passado.

20 - Cleópatra a rainha do Egito, sabia como ninguém a seduzir os seus  amantes utilizando-se do poder inebriante dos perfumes. Foi assim com Júlio César e Marco Antônio. Ela untáva-se com essências aromáticas da cabeça aos pés e, a cada encontro eles ficavam mais e mais apaixonados. Por isso, Cleópatra ficou conhecida como a primeira mulher a usar os perfumes como armas de conquista. 

21 - Muitos produtos cosméticos cheiram a frutas e doces. A princípio trata-se apenas de algo inusitado, mas esses aromas, em certas ocasiões, no corpo da pessoa certa, podem torná-la irresistível, já que de alguma maneira, são afrodisíacos.

22 - Você sabe dizer o quê há em comum entre charutos, vinhos e perfumes? 
RESPOSTA: Todos esses produtos tem ocasião correta para serem usados, ou seja, dependendo da hora, do clima e do lugar, os tipos variam bastante.

23 - Já ouviu falar em perfume de manteiga? Pois é, a manteiga que se obtém da destilação da Flor de Íris e, parece uma manteiga normal, só que não é comestível, é uma matéria prima utilizada em perfumes de extrema delicadeza. Poderíamos dizer, tratar-se da manteiga mais cara do mundo. Seu quilo chega a custar milhares de dólares.

24 - Você sabia que a bergamota, uma espécie de laranja, fornece seu sumo para a confecção de perfumes. Na verdade, trata-se do óleo essencial, e esse óleo possui propriedades terapêuticas cicatrizante, anti-infectante e expectorante.

25 - A palavra incenso, derivada do latim "incensum" ( coisa acesa ), refere-se a uma mistura de várias resinas aromáticas que eram queimadas com mirra, benjoim, gálbano e opopânace. O incenso propriamente dito é a resina de uma planta originária da Arábia e Abissínia e, é muito usada em perfumaria.

26 - A palavra aromaterapia foi criada nos anos 20 pelo químico francês René Gattefossé. O interessante é o fato de ter surgido em conseqüência de um acidente em que o químico, ao queimar uma das mãos no laboratório, instintivamente, mergulhou-a no primeiro líquido que viu à sua frente. O alívio foi imediato e, a cicatrização muito rápida. O líquido era óleo essencial de lavanda. Estava descoberta a aromaterapia. 

27 - Quando os óleos essenciais são abundantes nas células de certas madeiras, como o sândalo, cujas raízes e lenho proporcionam quase 61% do seu óleo, seu aroma mantém-se inalterado por muitos anos, mesmo se essas madeiras forem reduzidas a pó posteriormente. 
Por isso o óleo de sândalo além de servir para curar certas doenças, é um excelente fixador de perfumes. 

28 - Divindades e Perfumes : Na Grécia Antiga, dizía-se que os deuses em muitas ocasiões, untavam-se com perfumes, que ao gotejarem a terra, caíam sobre flores e plantas dando-lhes aromas maravilhosos.

29 - Você sabia que o tratado mais antigo sobre perfumes foi escrito na Grécia, em 323 a.C., por Teofrasto, um grande perito em botânica, que sucedeu Aristóteles à frente do famoso Liceu Ateniense. Intitulava-se "Tratado Sobre os Odores" e que até a Idade Média foi considerado o texto básico da perfumaria, pois apresentava uma lista de todas as plantas das quais era possível extrair os óleos aromáticos, e explicava como trabalhar as especiarias?

30 - Patchouli. Símbolo dos hippies nos anos 60, exótico, afrodisíaco, marcante, inconfundível. Esse componente de muitos perfumes de rara fragrância tem inúmeras utilidades terapêuticas, como : antídoto contra picadas de mosquitos e cobras venenosas, repelente de traças, combate a acne e algumas micoses cutâneas, ajuda nos tratamentos de ansiedade e depressão. 

31 - Com aproximadamente 330kg de folhas secas de patchouli, consegue-se extrair 1kg de óleo essencial, que se obtém por destilação.

32 - Você sabia que Napoleão Bonaparte, mandou confeccionar um frasco especial que pudesse inserir na bota de seu uniforme militar e, que enchiá-o com Água de Colônia para poder perfumar-se mesmo no campo de batalha? Isso é que é vaidade! Ainda dizem que apenas os homens modernos são vaidosos.

33 - O máximo de refinamento para um grego dos séculos V e IV a.C. era frequentar os banhos públicos ( como os romanos fariam séculos mais tarde ). Depois da imersão em uma grande banheira cheia de água quente, untava-se com um unguento aromático diferente para cada parte do corpo. 

34 - O morango utilizado na perfumaria não é o mesmo fruto carnudo, grande e vermelho das sobremesas. Em perfumaria utiliza-se o morango silvestre e, geralmente, junto com outros frutos vermelhos como groselha e framboesa, por isso a indicação "frutas vermelhas". 

35 - Você sabe o quê é Manteiga de Cupuaçu?
Resposta : O cupuaçueiro é uma planta originária da Amazônia e, pode viver por até 80 anos, alcançando até 20 metros de altura. Apesar de citado no exterior apenas como mais uma espécie exótica da Amazônia,
suas peculiaridades já estão fazendo com que seja plantada em escala industrial para suprir a demanda que cresce a taxas muito mais elevadas do que o extrativismo de plantas nativas pode suprir. O fruto considerado como um dos mais nobres da floresta amazônica, tem cerca de 20cm de comprimento e cerca de 30kg, contendo de 30 a 40 sementes. Da polpa faz-se doces, sorvetes, cremes, mouses, etc..., das sementes extrai-se uma fração lipídica nobre denominada manteiga de cupuaçu, que possui propriedades singulares de absorção de água, fato este que lhe rendeu o nome de "lanolina vegetal".
A Manteiga de Cupuaçu possui uma capacidade de absorção de água cerca de 240% superior a lanolina anidra, age sobre o tecido humano formando uma película protetora que impede a evaporação de água da pele e tem efeito cicatrizante. Possui aplicação em todo tipo de cosmético nos quais toque sedoso, hidratação prolongada e suavidade, sejam características fundamentais.

36 - Na França do século XVI, o ato de tomar banho lavando todo corpo com água e sabão, era considerado um luxo, praticado uma vez por ano, por isso os perfumes, que disfarçavam os maus cheiros, tinham tanta importância.

37 - Na Roma Imperial ainda não haviam inventado o sabonete, e os cidadãos mais endinheirados tinham o costume de ir às termas uma vez por dia, sendo as mulheres pela manhã e os homens do entardecer por diante. Pagava-se 2 asses ( a metade de 1 sestércio ), cerca de 3 a 4 dólares atuais. Depois de passarem pelos vestiários, saiam com um pequeno pedaço de pano enrolado na cintura, passavam por uma sala chamada de TEPIDARIUM, com uma piscina de água quase fria, em seguida entravam no CALIDARIUM, onde tomavam um banho bem quente e, depois iam direto para o FRIGIDARIUM, onde tomavam banho gelado, dali, iam repousar num local chamado LACONICUM, onde o ar era muito quente e seco. Depois repetia-se tudo de novo. Com a transpiração obtida, conseguia-se uma limpeza profunda, e com azeite, que os escravos lhes friccionavam em todo corpo, limpavam e hidratavam a pele. Finalizavam tudo com muitas misturas perfumadas, principalmente com rosa e álamo, rosa e mirra ou rosa e pinheiro. Iam então para um local onde sentavam-se e conversavam enquanto completavam o relaxamento. Eles inventaram o spa urbano?

38 - Você sabia que a casa de perfumes mais antiga do mundo foi fundada em Londres em 1799, e que seu fundador o jovem James Atkinsons, começou vendendo de casa em casa uma gordura de urso perfumada de rosa, para fixar os bigodes?

39 - A denominação "nariz" dentro da perfumaria, é a pessoa que é treinada para ter uma capacidade olfativa extremamente desenvolvida, como um compositor, que necessita treinar os ouvidos. Os narizes são os criadores dos perfumes e, em seus laboratórios contam sempre com um grande móvel cheio de pequenos frascos com fragrâncias diferentes, esse móvel é chamado de órgão, pois as diferentes essências devem harmonizar-se como notas musicais. Compõe-se um perfume da mesma forma que compõe-se uma música, nota por nota, e pode-se levar horas, dias, semanas ou meses. Portanto, perfumistas, ou melhor dizendo "narizes" e compositores, tem muita coisa em comum.

40 - Você sabia que o âmbar, essa matéria prima muito comum em perfumaria, se deriva da secreção intestinal dos cachalotes, que é expelida naturalmente e que depois de flutuar na água se condensa em blocos porosos compostos por cristais e são recolhidos pelos pescadores na costa de Madagascar, Ilhas Molucas ou na Groenlândia?

41 - O conhecido alecrim, da família das labiadas, além de ser um ótimo tempero para carnes, tem seu óleo essencial muito utilizado na aromaterapia, bom para combater hipotensão, fadiga mental, distúrbios nervosos, dores musculares ou reumáticas. É estimulante e revigorante, mas foi também um dos ingredientes do primeiro perfume alcoólico do mundo, conhecido como água da rainha da Hungria. Você sabia?

42 - Em 1849, com a abertura de um pequeno laboratório em Grasse na França, o jovem químico Molinard marcaria o fim da perfumaria artesanal e inauguraria a era da perfumaria industrial.

43 - No Islã , desde os tempos de Maomé, valiosas substâncias aromáticas sempre foram utilizadas para se obter prazer para o corpo e para o espírito, o próprio Maomé era um apreciador de perfumes. Dentre os mais usados em seu tempo, podemos citar o Mendesium, à base de canela, o Egiptium, à base de cálamo e o Qandi, feito de açucena, mas também a rosa, o jasmim, o sândalo, a mirra, a hena, o nardo e o âmbar-cinza eram muito utilizados, sendo o nardo, o mais valioso na época, e o âmbar-cinza, o mais apreciado pelos reis e príncipes, que o trocavam entre si como presente em sinal de bom augúrio.

44 - Você sabia que a Eau de Cologne 4711, durante anos foi utilizada como tônico revigorante e, que foi Napoleão Bonaparte, em 1810, quem a fez se transformar em perfume? Sua fórmula, até hoje, é um dos segredos mais bem guardados da perfumaria, como a fórmula da coca-cola é para os refrigerantes.

45 - Existem cerca de 10 espécies de manjericão no mundo. Muitos pratos típicos do Mediterrâneo utilizam o manjericão como tempero  Suas propriedades curativas são o combate a picadas de insetos, elixir digestivo, ajuda na cura de resfriados e alivia a bronquite, também ameniza a fadiga mental e a tensão nervosa. É utilizado na fabricação de bebidas e perfumes. No caso, para perfumes mais intensos, as folhas do manjericão não podem ser cortadas suavemente com uma tesoura, mas sim arrancadas com força. No antigo Egito, as folhas secas do manjericão  era um dos principais componentes que compunham o bálsamo utilizado para a mumificação.

46 - Você sabia que a Amazônia é o mais importante ecossistema do mundo, que abrange 9 países da América do Sul, incluindo 61% do território brasileiro ?

47 - Você tem ideia de quantas espécies vegetais são encontradas na Amazônia ? Estima-se algo em torno de 30 milhões, mas apenas uma pequena porcentagem foi estudada até o momento.
Esta riqueza incalculável vem sendo destruída sistematicamente pela indústria madeireira, que se fosse mais esperta, ao invés de explorar toda madeira, investiria no plantio sustentável de espécies com fins madeireiros e ampliariam seu ramo de atividades na exploração controlada e sustentada dessa biodiversidade fabulosa que encanta todo mundo e é fundamental para a sobrevivência do planeta.
O número de espécies vegetais é tão grande que não se tem ideia de quantos benefícios poderia trazer para a humanidade em termos nutricionais, farmacêuticos e cosméticos. Toda essa riqueza seria muito mais rentável e lucrativa que toda madeira que ela pode nos oferecer e, sem precisar destruir a mata. Será que eles vão acordar a tempo ?

48 - A Lavanda. Você sabia que ainda hoje, na costa mediterrânea, a espiga da lavanda é considerada um amuleto para atrair prosperidade, fecundidade e riqueza.

49 - Os astrólogos dizem que a lavanda cria uma aura que irradia magnetismo, tanto nas coisas como nas pessoas com as quais entra em contato.

50 - Dizem os astrólogos, que a menta ( hortelã ), estimula as atividades cerebrais e desenvolve a memória dos desmemoriados e dos estudantes que dão o famoso "branco" na hora de uma prova. Portanto, uns dias antes de fazer algum exame, procure tomar algumas xícaras de chá de hortelã fresca, estilo Chá Marroquino, além de ser muito gostoso, deixará sua memória afiadíssima. 

51 - Ao Comprar um perfume : Se é mulher, nunca faça a escolha no período menstrual  pois o grau de acidez da pele pode estar diferente do habitual e, reagirá de forma diferente com o perfume, alterando sua fragrância.
Se estiver resfriado ou com febre, sua escolha também será prejudicada.
É muito importante que quando for escolher um perfume, a pessoa esteja calma e feliz.
A escolha deve ser bem orientada. Informe ao atendente que tipo de fragrância deseja ( amadeirada, cítrica, floral, marinha, exótica ), isso facilitará as opções que lhe serão oferecidas, evitando que lhe mostrem muitas variedades, o que acabaria atrapalhando sua escolha.

52 - Porque você usa um perfume ?
A : Para sentir-se sempre com aquele cheirinho de limpeza.
B : Por que ganhou de presente e quer agradar o companheiro ou a companheira.
C : Viu a propaganda do último lançamento e quer estar na moda da perfumaria.
D : Ou você faz parte do grupo dos loucos por perfumes e sente um grande prazer no ritual de comprar uma fragrância nova, ou de repetir a compra do seu inseparável cheiro preferido.

53 - Na linguagem das flores, as violetas significam "penso em você e sinto sua falta".
Dentre as 400 espécies existentes, apenas de uma, a Viola Odorata, extrai-se o perfume romântico e feminino que tanto agrada as mulheres maduras.

4 comentários:

  1. Gostei das curiosidades!
    Mt legais

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma dúvida sobre o segundo item.
    ...que fala assim:
    Você sabia que existem mais de 5.000 tipos de rosas espalhadas pelo mundo e, que ela é considerada a rainha das flores? Para extraírmos 1k de óleo essencial de rosas, necessitamos de 3.000k de flores.
    .....Porém,essa informação não está completa,pois diz sobre uma flor ser a rainha das flores,mas que flor é essa? ....Eu queria que vocês especificassem o nome dessa flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre sua dúvida sobre o segundo ítem:

      "existem mais de 5.000 tipos de ROSAS espalhadas pelo mundo e, ELA - A ROSA - É CONSIDERADA A RAINHA DAS FLORES."

      Esclarecida a dúvida?

      Grata por visitar o blog, e seja sempre bem vindo(a), viu?

      Excluir
    2. Obrigada por tirar essa dúvida
      ;)

      Excluir