Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como tornar-se um vampiro sem ser mordido por outro



O estudo descrito abaixo foi publicado em uma revista científica, a Psychological Science August, em 2011. De acordo com ele, para se tornar um vampiro você não precisa ser mordido por outro… apenas ler livros sobre esses seres que adoram sangue.

Isso acontece porque as pessoas precisam se sentir parte de um grupo, e a assimilação coletiva de uma narrativa, como livros sobre vampiros, torna isso possível.

“Nós propomos a hipótese da assimilação coletiva da narrativa – em que experimentar a narrativa faz com que psicologicamente uma pessoa se torne parte do coletivo descrito na narrativa. Em um teste desta hipótese, os participantes leram passagens de um livro sobre bruxos (da série Harry Potter) ou um livro sobre vampiros (da saga Crepúsculo)”, disseram os pesquisadores.

O teste mostrou que os participantes tomavam medidas implícitas e explícitas que mostravam que psicologicamente eles se tornavam bruxos ou vampiros, de acordo com a temática do livro que leram.
“Os resultados também sugerem que essa assimilação coletiva da narrativa diz respeito à necessidade básica de conexão humana”, explicam.

De acordo com o estudo, existe uma tendência das pessoas criarem uma necessidade de pertencimento através da assimilação coletiva de uma narrativa, como Harry Potter ou Crepúsculo. As pessoas precisam pertencer a grupos para aumentar a satisfação de vida e o bom humor – mesmo se tornando vampiros ou bruxos psicologicamente, sem receber uma carta de Hogwarts ou ser mordido por um vampiro. [ScienceHumor]

(FONTE: http://hypescience.com/como-tornar-se-um-vampiro-sem-ser-mordido-por-outro/)

2 comentários:

  1. Este tipo de matéria,"muito realista por sinal",vem nos mostrar a influência exercida por tudo o que lemos e ouvimos e alertar, principalmente aos pais,sobre a qualidade do conteúdo da informação que chega até nossos filhos e o impacto que podem causar na vida de todos,ensiná-los a ser seletivos e a valorizarem a auto-estima é o primeiro passo para não enchermos nossas casas de vampiros.
    Ótima matéria,continue assim.
    Ana M.

    ResponderExcluir
  2. Kkynett, é sempre uma grande alegria receber comentários tão oportunos como os seus. Seria uma honra te-la como seguidora de nosso blog. Basta um Clic logo abaixo, a direita...

    Forte abraço!!

    Sandra Hasmann

    ResponderExcluir