Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HALLOWEEN


 

Antes de compartilhar com vocês algumas informações sobre a origem dessa festa, quero dizer que acho-a fascinante, acima de tudo pelo seu sentido arquetípico. A mulher, desde a mais remota antiguidade, tem uma forte ligação com a Terra enquanto um "organismo vivo", provedora, "Grande-Mãe", pois, dela fomos criados e a ela retornamos após deixarmos a vida tal qual a conhecemos. Essa "grande-Mãe" precisa ser respeitada, amada, cuidada, pois, ela é  o nosso lar e, portanto, nada como esse tipo de celebração para nos conscientizarmos e/ou nos lembrarmos disso. E por essa razão, hoje preparei bolinhos confeitados coloridos, fiz rabanadas, arrumei uma mesa bem bonita para minhas netinhas se refestelarem com as guloseimas regadas a refrigerante e suco. Elas amaram!!

Agora vou pegar minha "vassoura de bruxa" (daquelas feitas com palha) e, num gesto simbólico,  consagrá-la à Mãe de Jesus e depois varrer toda minha casa, levando a sujeira para fora, limpando cada ambiente em nome de Deus, jogando fora todos os males, doenças, limitações, perturbações, etc. Depois, vou borrifar todos os cômodos  com uma solução de água, mel e um perfume de minha preferencia, invocando a presença dos anjos com Suas Bênçãos, proteção e Luz, afinal, minha casa é Sagrada, é meu Santuário e, como em todo Santuário, deve existir nela bons aromas, beleza e muuuito amor, e isso só é possível se Deus for o convidado principal todos os dias, e Ele merece o melhor de mim, em todos os sentidos...


Em tempo: essa "consagração e ritual" é coisa de minha cabeça, ou seja, não sigo nada além de minha intuição  e vontade. 

Bjs a todos, e FELIZ HALLOWEEN !!!

Sandra Hasmann

 

Etimologia

O primeiro registos do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-even" (véspera de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. 
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa:Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

História


Um cartão comemorativo do Halloween.
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era umfestival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã


A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades doSamhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). 

Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com galinhas presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica


Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV(† 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Nenhum comentário:

Postar um comentário