Powered By Blogger

terça-feira, 8 de setembro de 2009

INTEGRANDO OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS



Pensamentos confusos e mente agitada - sensibilidade e emocional instáveis


Este é um exercício muito praticado nas aulas de yoga. Seu propósito, entre muitos, é acordar ambos os hemisférios do cérebro, buscando uma integração entre o lado lógico/racional com o analógico/emocional. Nesta integração acontece uma sustentação do "estado" de sentir no "mundo da realidade": a meditação, o estado de alerta.

Preparo: respire e inspire várias vezes antes de começar o exercício.

Com o dedo médio tape a narina direita. Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda. Na sequência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.

Tape agora com o dedo médio a narina esquerda. Inspire lenta e profundamente pela narina direita. Na sequência, solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.

Repita o exercício várias vezes

.Quando decidimos alterar o ritmo da nossa respiração, podem surgir bloqueios e impedimentos. Não desista. Faça este exercício regularmente, em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns minutos. Não precisa inspirar com força; faça tudo com leveza e naturalidade.

Há um ditado que diz: "O hábito faz o monge". Assim, a busca de uma prática diária de reeducação respiratória irá, aos poucos, conferindo a sua forma adequada de respirar.

Na verdade, o homem alimenta-se muito mais pela respiração do que pelo alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano está na respiração. No entanto, na atualidade, os indivíduos só inspiram 30% do ar que deveria atrair para seus pulmões e órgãos. Conclusão: pensamentos confusos e agitados.

É importante salientar que, somente a partir do momento em que, através da respiração, nós assumirmos o controle da entrada de vida e energia em nosso corpo físico, estaremos transitando para um novo estágio, permitindo que todos os nossos corpos expandam-se. E, com a expansão dos corpos, o espírito terá uma habitabilidade terrena superior, ampliando expressões e percepções: sexto, sétimo e demais sentidos.


Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Editora Alaúde. Recomenda-se a sua leitura na íntegra, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário