Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de agosto de 2009



EXERCÍCIOS SENSORIAIS
- Conceição Trucom -

Primeiramente: qual o seu canal sensorial dominante?

Cada um dos cinco sentidos ou canais sensoriais tem áreas específicas no cérebro, local onde são armazenadas as percepções e suas memórias. Por exemplo, existem pelo menos 30 áreas especializadas apenas para o sentido da visão.

Os cinco sentidos são os portões através dos quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior. Dependemos primariamente dos sentidos da visão e audição porque nos revelam rapidamente sobre o ambiente ao redor. Os demais sentidos – olfato, paladar e tato – são usados pelo homem moderno, infelizmente, com menor precisão.

No passado histórico da humanidade, o olfato era muito mais relevante que nos dias de hoje. Bons exemplos: seguir a caça, sentir as mudanças do clima e até diagnosticar doenças pelo cheiro. E mais, o sentido do olfato é o que guarda a mais estreita relação com ativação da memória afetiva e emocional, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da memória e mapas mentais) e com o sistema límbico; local onde ocorre o processamento das emoções. Assim, o aroma de pão fresco, café ou e uma flor nos desperta emoções que estimulam a memória para diversos acontecimentos de nossa vida.

Mas, para o aprendizado e registro de novos conhecimentos ser mais rápido e efetivo, é fundamental saber qual é o seu canal sensitivo predominante, ou seja, se você apreende o mundo pelo visual, pelo auditivo ou pelo cinestésico (tato)?

Com este reconhecimento será mais fácil encontrar a melhor forma de praticar, e em quais exercícios cerebrais, via estímulo sensorial, colocar mais atenção.

Normalmente quem é visual fala assim: "olha aqui, deixa eu te dizer uma coisa". A pessoa visual retém melhor o que vê (desenhos, gráficos) e o que lê. A ortografia normalmente não constitui problema para ela.

O auditivo normalmente fala: "escuta aqui". A pessoa gosta de estudar em voz alta, recorda palavras que o professor falou e distingue muito bem a voz das pessoas ao telefone.

Já o indivíduo cinestésico diz: "sente só, que coisa bacana". Normalmente os cinestésicos possuem uma voz mais bonita. Na categoria dos cinestésicos estão incluídas as sensações de tato, temperatura, posição corporal e também os sentimentos como os de alegria e depressão. As pessoas nessa categoria aprendem fazendo, manipulando ou escrevendo. Muitas vezes estudam andando ou gostam de estudar em cadeiras macias. Em sala de aula conseguem prestar mais atenção quando o professor se movimenta na sala.

Importante lembrar que diante do estresse ou ansiedade a pessoa fica mais apegada ao seu canal sensitivo predominante, e neste caso, desativar esta automatização com exercícios que fortaleçam as outras áreas cerebrais é muito importante.

Estimulando os cinco sentidos
A idéia é reconhecer e valorizar o seu sentido dominante (pode ser mais de um), fazendo uso consciente dele para tornar mais animador e fácil os processos de aprendizagem.

Entretanto, estimular o uso dos demais canais sensitivos, ou seja, aqueles que estão menos calibrados e tônicos, pode acelerar e aumentar a ramificação dos neurônios, portanto as sinapses ou conexões cerebrais, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento (acesso) de novas aptidões e inteligências.

Canal Visual
Exercícios de estímulo - olhe à sua volta por uns minutos; feche os olhos e tente lembrar-se do que viu, reconstituindo tudo, sem dar nomes. Faça o mesmo com uma foto ou gravura ou com algum ambiente que lhe tenha agradado no passado.

Canal Auditivo
Exercícios de estímulo - ouça música tentando reproduzi-la, letra e melodia, decore versos, procure discriminar sons: timbre da voz das pessoas, pássaros, animais, ruídos da rua, da casa.

Canal Cinestésico
Exercícios de estímulo - pratique esportes, dança tai chi chuan, identifique diferentes objetos apalpando-os sem olhá-los, mexa com a terra, as plantas, os animais. Entre na piscina ou banheira, feche os olhos e vá percebendo o toque da água (e sua temperatura) em cada parte do corpo.

Canal Olfativo
Exercícios de estímulo – sempre de olhos fechados perceba o cheiro de cada parte de seu corpo, do seu companheiro, de cada alimento, fruta, água, bebida ou flor. Analise os perfumes que tem em sua casa e faça a distinção entre os de tom doce, cítrico ou amadeirado. Cheire as roupas dos armários e até aquelas que precisam ser separadas para lavar.

Canal gustativo
Exercícios de estímulo - experimente, com os olhos fechados, diferentes sabores, tipo: doces (banana e mamão), cítricas (maçã, tangerina e ameixa), amargo (alcachofra, rúcula e jiló), salgadas e etc. Mastigue mais que o normal, beba mastigando, enfim faça avaliação de componentes de uma mistura. Experimente alimentos tampando o nariz. Experimente novos alimentos ou pratos de outros países.

Exercícios sensoriais com aproveitamento do cotidiano

Todos nós precisamos ter a consciência de que viver já é uma dinâmica de contínuos exercícios cerebrais. Tal consciência poderá tornar esta prática do viver e do “acordar” o cérebro mais divertida, se prestarmos mais atenção ao nosso cotidiano, utilizando os 5 sentidos, o estar aqui e agora, o estado de meditação.

Escolha uma ou mais destas dicas para focar por dia. Se desejar, invente outras.

Faça uso destes exercícios em todas as oportunidades do dia, mas cuidando para que não se tornem rotineiros:

1. Ao acordar, cheire uma essência de aroma diferente por uma semana: eucalipto, limão, alecrim, baunilha, etc. Feche o frasco e o abra novamente depois de tomar o banho e se vestir.

2. Tome banho de chuveiro com os olhos fechados com cuidado para não cair ou se machucar. Tome consciência da textura e temperatura da água, sabão, de sua pele, etc.

3. Quando for tomar banho, use uma série de estímulos sensoriais: óleos aromáticos para o banho, sabonetes perfumados, esponjas, escovas, toalhas macias, óleos de massagem.

4. Escove os dentes com a outra mão. Se a sua mão dominante for a direita, escove os dentes com a esquerda e vice-versa.

5. Troque de mão também ao pentear o cabelo, abotoar as roupas, comer, usar o controle remoto.

6. Mude suas atividades de rotina: se vista depois do café, ligue a TV num programa que nunca viu; leve o cachorro para passear por um novo caminho.

7. Leia textos em voz alta, se possível, caminhando.

8. Sexo: feche os olhos, ponha roupas de cetim, espalhe pétalas de rosa pela cama, tome um champanhe gelado, massageie um ao outro com óleos perfumados, idealmente com uma música ao fundo.

9. Caminhe descalço pelo seu quarto com os olhos fechados. Conte os passos, perceba a dificuldade (ou facilidade) deste movimento por um local tão conhecido. Abra as gavetas e procure descobrir cada roupa somente pelo tato e cheiro.

10. Mude as coisas de lugar no seu trabalho. Troque as coisas de gavetas, os móveis de lugar, os livros nas prateleiras.

11. Apague todas as luzes da casa e fique atento para todos os sons. Seus, da casa e externos. Depois, escreva sobre toda a riqueza de sons que te impressionaram: pelo desejo, pela alegria, pelo medo, enfim... A vida é plena de sons.

Como você pode perceber: a prática dos exercícios cerebrais pode FAZER PARTE DA SUA VIDA DIÁRIA, só dependendo do quanto você quer desfrutar dos desafios inerentes da vida para aprender e crescer.

(Fonte: www.docelimao.com.br)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é preciso fazer para ajudar a memória?


- Por Wanda Patrocinio -

São tempos de estresse e de preocupação. Nessas horas quem sofre mais é a memória, mas os médicos avisam: existem formas de garantir uma mente ativa. Nos tempos da velocidade da informação, nada melhor do que exercitar o cérebro a todo instante com práticas que estimulam ao mesmo tempo relaxamento e concentração, como o xadrez e até as palavras-cruzadas. Os médicos aos poucos vão decifrando os mecanismos da memória e já descobriram que precisamos esquecer algumas coisas para lembrar outras. Só que tem gente que esquece de coisas fundamentais no dia-a-dia, como o nome do chefe.

Por que esquecemos tanta coisa?

“Esquecer uma chave ou onde deixou o carro no shopping center são eventos muito freqüentes, comuns e não preocupam em geral. Isso é considerado normal, porque nossa memória de curto prazo tem uma capacidade limitada. Então, você tem que esquecer aquilo para poder lembrar um outro número de telefone, por exemplo, que você vai precisar num outro dia”, explica o psiquiatra Cássio Bottino.

“Eu não lembro que eu comi quatro ou cinco dias atrás, mas eu lembro muito bem o que eu comi no jantar do meu casamento. Quer dizer, o ato é o mesmo – o jantar – mas a carga emocional para o jantar do casamento é diferente do que você fez cinco dias atrás”, acrescenta Ivan Okamoto, professor da Academia Brasileira de Neurologia.

Essas informações que a gente nunca esquece estão muito bem guardadas numa região do cérebro conhecida como hipocampo. Quando precisamos acessá-las, toda uma rede de conexões é ativada. Trata-se de um mecanismo que permanece intacto até o fim da vida se a pessoa não tiver nenhuma doença degenerativa, como Alzheimer. Mas parte da memória se deteriora com a idade, principalmente a partir dos 65 anos.

“Tem outro tipo de informação, que a gente chama de memória secundária, são os fatos novos, lidar com um novo eletrodoméstico ou nome de uma pessoa que conheceu há pouco tempo. Essa memória secundária é que está associada à idade”, afirma o psiquiatra Cássio Bottino.

A melhor maneira de evitar situações embaraçosas por causa de esquecimentos é exercitar a memória. Segundo os médicos, para conseguir manter a mente ativa, a pessoa pode escolher aquilo que mais gosta de fazer, como ler, preencher palavras-cruzadas ou jogar xadrez. Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física também ajuda.

“Outro dia queria me lembrar do nome ‘Vale do silício’. Não houve meio, mas depois de muito esforço eu lembrei. É uma questão de treinamento e de esforço para não se entregar ao esquecimento”, diz a aposentada Helena Cardoso.

Segundo os médicos, os problemas de memória entre as pessoas mais jovens costumam ser provocados, na verdade, por deficiência de atenção. Essa deficiência é causada por estresse e ansiedade. Ainda de acordo com os médicos, alguns alimentos reforçam os mecanismos da memória. Os melhores são os antioxidantes, como frutos do mar, peixes, laticínios, hortaliças e frutas.



(FONTE: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL796206-16020,00-O+QUE+E+PRECISO+FAZER+PARA+AJUDAR+A+MEMORIA.html)

DISTURBIOS DE ANSIEDADE




(Dr. Antonio Egidio Nardi)


A ansiedade é considerada um distúrbio quando ela ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos.

O que é ansiedade?


A ansiedade é um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar atento a um perigo iminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. Portanto é um sentimento útil. Sem ela estaríamos vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. É algo que está presente no desenvolvimento normal do ser humano, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas. A ansiedade permite a um ator que estreará uma nova peça, ensaiar o suficiente para ter maior segurança e, conseqüentemente, menor ansiedade; ou então que um jovem se prepare demoradamente e até com vários detalhes irrelevantes para um encontro amoroso. Após algum tempo, a preparação para o encontro com uma antiga namorada se torna quase desnecessária, já que não há mais ansiedade.

Como surge a ansiedade?

A ansiedade pode surgir repentinamente, como no pânico, ou gradualmente, ao longo do tempo, que pode variar de minutos a dias. A duração da ansiedade pode variar de alguns segundos a anos e sua intensidade pode variar do muito leve ao gravíssimo. A ansiedade pode ser aumentada por um sentimento de vergonha: "Os outros notaram que estou nervoso". Alguns ficam surpresos ao notarem que os outros não perceberam sua ansiedade ou não notaram a sua intensidade.

Como é a ansiedade normal?

A ansiedade normal é uma sensação difusa, desagradável, de apreensão, acompanhada por várias sensações físicas: mal estar epigástrico, aperto no tórax, palpitações, sudorese excessiva, cefaléia, súbita necessidade de evacuar, inquietação etc. Os padrões individuais físicos de ansiedade variam amplamente. Alguns indivíduos apresentam apenas sintomas cardiovasculares, outros apenas sintomas gastrintestinais, há aqueles que apresentam apenas sudorese excessiva. A sensação de ansiedade pode ser dividida em dois componentes:

▪ A consciência de sensações físicas;
▪ A consciência de estar nervoso ou amedrontado.

Quando a ansiedade é anormal?

A ansiedade anormal ou patológica é uma resposta inadequada a determinado estímulo, em virtude de sua intensidade ou duração. Diferentemente da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, traz prejuízo ao seu bem estar e ao seu desempenho e não permite que ele se prepare e enfrente as situações ameaçadoras.

Qual a diferença entre medo e ansiedade?

A diferença entre medo e ansiedade é questão teórica. Como citado anteriormente, a ansiedade é uma sensação vaga e difusa que nos leva a enfrentar com sucesso as situações agradáveis ou não. Já o medo, que também é uma reação normal, difere da ansiedade porque é ligado a uma situação ou objeto específico que apresenta perigo, real ou imaginário, e nos leva a evitá-lo. Um exemplo é o medo de assalto. Todos evitamos as situações que possam nos deixar mais vulneráveis.

Quais são os principais distúrbios de ansiedade?

Os principais distúrbios de ansiedade são: ansiedade generalizada, ansiedade induzida por drogas ou problemas médicos, ataque de pânico, distúrbio do pânico, distúrbios fóbicos (agorafobia, fobia social, fobia generalizada etc.), transtorno obsessivo-compulsivo.


Fonte: www.emedix.com.br

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O PERDÃO COMO INSTRUMENTO NA GESTÃO DE CONFLITOS



- Por Henrique Amaral -
(FONTE: www.institutoprogredir.com.br)

Vivemos num mundo de conflitos. Diariamente confrontamos nossos interesses com amigos, colegas, familiares, companheiros, etc. É inútil fugirmos dos conflitos ou fazer de conta que eles não existem, pois indubitavelmente eles estarão lá corroendo nossos planos, aspirações e nossa felicidade.

Dentro de uma organização não é diferente. A todo momento e em todos os níveis, verificamos situações por vezes inacreditáveis de conflito, iniciando às vezes entre os próprios sócios, se estendendo até os funcionários de escalão mais baixo.

Se estes conflitos não forem bem geridos, individual ou coletivamente, os prejuízos podem ser grandes ou até irreparáveis em determinadas situações. Meu objetivo neste texto é introduzir uma pitada de algo tão antigo, mas ainda e sempre tão atual: o perdão.



Não há nenhum conflito que não possa ser desfeito desde que se utilize a essência mais pura do perdão. Organizações não se conflituam, nem mesmo departamentos ou até mesmo nações. Quem se conflituam são as pessoas que ocupam posições nestas instituições.

Basta, portanto, dedicarmos um pouco de tempo a trabalhar nossa percepção interior, transformando conseqüentemente nossa visão exterior. Este artigo se propõe ser o início de uma reflexão mais abrangente da origem, desenvolvimento e solução de conflitos pessoais e organizacionais.


CONFLITOS PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS


Como falei a pouco, são as pessoas que se conflituam, se atritam, se desarmonizam. Portanto a chave para a solução de conflitos entre organizações reside nas pessoas envolvidas no fato.



É claro que é muito difícil tecer generalizações porque cada pessoa traz dentro de si um universo único e individual. Mas algumas conclusões são possíveis dentro de tão subjetivo assunto.

As organizações são fontes constantes de conflitos. Sócios podem se desarmonizar por causa de idéias e estratégias diferentes. Funcionários de departamentos diferentes podem se conflitar por possuírem interesses diferenciados, causados muitas vezes por decisões estratégicas contraditórias. Também funcionários do mesmo departamento podem disputar funções, beleza e atenção. Todos estes são conflitos internos.

Há ainda os conflitos externos, entre a organização e seus clientes, seus fornecedores ou seu ambiente. Também vale citar os conflitos de classes, a tão antiga divergência entre a classe de patrões e empregados.

Mas perceba bem que todos estes conflitos têm como personagens centrais meras pessoas reais e comuns, com famílias, vivências, sonhos, expectativas e dramas. Vou aproximar a lente de nossa análise e chegar até o cerne desta questão: o indivíduo como ser relacional, mutável, mas felizmente muito adaptável.


OBJETIVOS DA GESTÃO DE CONFLITOS


Os conflitos, quando não bem geridos, podem causar prejuízos incalculáveis. Muitas organizações já deixaram de existir em nossa história devido a conflitos internos ou externos gerados pelos mais variados fatores.

O objetivo principal da gestão de conflitos é minimizá-los, transformar contendas destrutivas em oportunidades de melhoria e crescimento pessoal e organizacional.

Os conflitos são extremamente necessários para nosso crescimento e também para a empresa na qual estamos inseridos. Entretanto, não podem chegar às raias da auto-destruição, momento no qual eles se tornam danosos a todos os envolvidos.

A maior parte dos grandes avanços, individuais ou coletivos, surgiu de conflitos. Não é necessário mergulhar no abismo de tristezas só porque se está dentro de uma situação de desarmonia. Pelo contrário. Diga “Ótimo! Sou a pessoa mais indicada para resolver esta situação. E mais, vou ainda tirar muito proveito dela.”

Esta é a essência da gestão de conflitos. Fazer do limão uma limonada. Transformar conflito em crescimento. Sugar da fonte da contenda o néctar para o aprimoramento constante. Porque existe algo que podemos generalizar: toda situação de conflito mostra algo que estávamos escondendo ou deixando de lado, um aspecto nosso que precisava mudar, precisava evoluir. O conflito é o instrumento que a natureza colocou em suas mãos para que se efetue a transição de uma situação não satisfatória para uma ainda mais íntegra e universal.


O CONFLITO TEM ORIGEM INTERIOR


Antes de chegar ao ponto central deste artigo, vamos analisar bem a origem de todo conflito, seja qual for a proporção dele.

A maior parte das pessoas “inteligentes” possui um senso crítico muito aguçado. Conseqüentemente, possuem habilidades incríveis para perceberem defeitos, falhas e lacunas nas outras pessoas. O desenvolvimento deste sentimento crítico é extremamente nocivo a seu proprietário. É muito bom ter uma percepção aguçada, conseguir enxergar longe, o que as pessoas comuns não conseguem enxergar. Porém, esta propriedade não deve servir para perceber defeitos nas outras pessoas, pois isto se torna uma porta aberta para a confusão.

E é aí que reside a origem dos conflitos. Quando passamos a ver o outro como agente maléfico ou nocivo a nós mesmos ou a algo que tenhamos interesse, este indivíduo passa a ser visto como um inimigo ao qual começamos a delinear sentimentos de repulsão ou medo.

Mas o mais interessante de tudo isso é que só conseguimos enxergar defeitos nos outros que na realidade possuímos dentro de nós. Alguém pode dizer: “mas como assim?” “vejo que fulano é realmente uma pessoa má, mas eu não sou assim.”.
É tudo uma questão de modelos interiores. Somente pessoas sensíveis conseguem apreciar uma obra de arte na sua íntegra porque há uma sintonia entre a obra e os modelos particulares delas. Em relação às pessoas, a situação se repete: só conseguimos ver defeitos os quais na verdade os possuímos na forma de modelos dentro de nós mesmos.

Por que será que alguns conseguem levar uma vida sem grandes temores e outros vivem aterrorizados pelo porvir? Simples, de novo nos remetemos aos modelos interiores.

Exemplificando. Uma pessoa que foi rejeitada muitas vezes, ou pelos pais ou pelos seus relacionamentos afetivos, tende a abrir a guarda toda vez que sente que possa ser rejeitada novamente. Uma pessoa que teve muitas perdas, sejam financeiras ou emocionais, tende a recear novas perdas, vendo em cada personagem um possível inimigo. Uma pessoa que teve sérios problemas com seu pai tende a transferir a seu superior (símbolo paternal subconsciente) todas as suas mágoas familiares reprimidas. Estes são apenas alguns dos infinitos exemplos que podem ser citados.

Entretanto, o que vale a pena compreender aqui é que todo e qualquer conflito tem seu ponto de partida em uma conceituação muito íntima. Embora nossos olhos nos confundam, assinalando que a agressão está vindo de nosso exterior, é o nosso interior que grita pela solução de um conflito já gerado no passado e não resolvido.

Bem, começamos aqui a engatinhar pelo caminho da solução dos conflitos. Mas ainda falta o passo decisivo e fundamental: o perdão.


QUANDO O PERDÃO ENTRA NA HISTÓRIA


Vale a pena assinalar que, ao entrarmos em um conflito, nos tornamos prisioneiros dele, perdemos completamente nossa liberdade natural, caímos na armadilha do nosso ego. Já não somos mais nós mesmos. Somos agora remetidos a nosso “eu passado”, projetando tristezas e recalques anteriores.

Já observamos a origem do conflito, o qual normalmente é trazido de nosso próprio bojo de experiências íntimas. Vimos como ele se desenvolve, ou seja, toma forma à medida que projetamos nos outros esses nossos traumas, crenças e medos. Pois bem, está na hora de avançarmos para o ponto principal deste artigo, ou seja, a gestão ou solução do conflito.

É importante compreender que nós não nascemos para sermos infelizes ou para vivermos em situações de desconforto. Nascemos sim para desfrutar uma vida íntegra, saudável e feliz. Você pode até vivenciar ou até aprender a conviver em conflito, mas sua consciência íntima o alertará que algo está errado, algo precisa ser mudado.

Gestão do conflito não significa aprender a conviver com ele, mas solucioná-lo e ainda gerar lucro pessoal e profissional com ele. Só quando isso acontecer é que se pode dizer que a gerência da situação teve sucesso.

Se observarmos no dicionário o significado de perdão, encontraremos palavras como absolvição, clemência, anistia, graça, indulto, remissão. Mas vale a pena compreender aqui a quem esta absolvição deve ser concedida.

Partindo do princípio de que nada vem do seu exterior, mas sempre do interior, o agressor passa a não ser mais seu agressor, mas seu professor. Professor no sentido de mostrar-lhe que está na hora de conceder a você mesmo a anistia do seu mais profundo ser, aprisionado em crenças equivocadas.

O primeiro passo do perdão é compreender que não está no outro a culpa, a responsabilidade ou o dolo. Está em você mesmo. Você é que não soube conduzir a situação ou, em análise mais profunda, a sua própria vida. Portanto, a gestão de conflitos acaba abrindo o caminho para a própria gestão de sua vida pessoal.
Após compreender que já não é responsabilidade do outro, mas minha, é hora de perdoar a si mesmo, por ter enxergado o algoz, o inimigo onde na verdade ele não estava. É hora de perdoar sua própria ignorância.


CASOS EXTREMOS


Existem casos extremos. Casos nos quais a pessoa precisa exercitar o perdão em último grau. Já orientei alguns casos de moças e rapazes que foram molestados sexualmente pelo próprio pai. O que pode ser pior? Como oferecer a clemência neste caso? É necessário desarmar o coração e nesta situação preenchê-lo com doses imensas de amor, que transborde até o coração do opositor.

Há ainda aquele outro caso do empresário paulista que teve seu filho seqüestrado, mantido em cativeiro, mutilado e por fim morto pelo seu amigo e chefe de segurança. Este caso foi reconhecido nacionalmente após este pai ter oferecido seu perdão ao seu opositor no programa Fantástico, da Rede Globo. Após tal evento, este pai criou uma fundação para combate a violência. Aqui podemos dizer que houve verdadeira e profundamente uma gestão de conflito cheia de sucesso.

Mas acredito verdadeiramente que os conflitos mais comuns não chegam nem perto de tais situações, felizmente. Veja bem, se é possível conceder a anistia até mesmo em casos extremos como os citados, por que não resolver o seu conflito? Por que adiar a solução de algo que possa estar lhe incomodando tanto?

Pois bem, chegou a hora de despir-se de seu ego. Quando falo aqui em ego, não estou falando no sentido psicanalítico, mas sim do conjunto de razões e princípios que tentamos aparentar pelos nossos conhecimentos, crenças, cargos exercidos, posições assumidas. Sim, é bom refletir agora mesmo também sobre isso. Verifique que todas as agressões que passou ou vem passando não são agressões a você em si, mas a seu ego. Você mesmo continua intacto, não perdeu sequer um milésimo de seu valor, foi seu ego que foi atingido.

Agora avançamos mais um passo para a solução do conflito. Após verificarmos que toda desordem vem realmente do seu interior, acabamos por descobrir que você continua com toda sua importância, mesmo parecendo derrotado ou humilhado algumas vezes. Descobrimos que quem foi derrotado foi seu ego, e não você. Bom saber disso, não é verdade?


ENTRE A DESCULPA E O PERDÃO


Muitas pessoas confundem o significado de desculpar e perdoar. Desculpar é apenas um estágio, ou melhor ainda, uma parte pequenina ainda do perdão.
Desculpar significa retirar a culpa. O prefixo “des” antecedendo a palavra “culpar” significa absolver o culpado. É como se entre você e seu oponente houvesse um obstáculo, uma contenda, e você simplesmente remove-o do caminho entre vocês dois. Isso parece resolver o conflito, mas na verdade não o resolve.

É simplesmente um paliativo. Anistiar a culpa do outro ainda não faz você se olhar no espelho e rever seus conceitos, solucionar seu passado, transformar-se numa pessoa melhor. Pelo contrário, só faz crescer seu ego. Você se coloca numa posição acima de seu adversário e diz: “pobrezinho, mesmo sendo tão errado, eu lhe desculpo.” Isso pode perfeitamente tapar seu sol com uma peneira, mas não por muito tempo. Tenha certeza que novos conflitos surgirão, sejam com o mesmo inimigo ou ainda outros. O modelo interior não foi corrigido. Seu ego não foi trabalhado.

Vamos agora analisar a palavra perdoar. Verifique a expressão contida no interior desta palavra: “doar”. Aqui vemos a chave da solução e também o conceito mais profundo do perdão. Significa que você precisa doar ao seu opositor. Parece coisa para um santo, mas não é, é coisa que você mesmo pode fazer. Quando pensar em doar, comece por si mesmo. Que tal doar um pouco mais de qualidade de vida a você mesmo. Já vimos antes que os conflitos acabam por aprisioná-lo, e isso é real. Não vale a pena se tornar prisioneiro de suas próprias desarmonias. Além disso, perceba que quem mais sofre na situação é quem não perdoa, e não o suposto atacante. Solte esse peso, libere as pessoas que vêm segurando em seu coração. Liberte o outro e a si próprio.

Pois bem, já que doou qualidade a seu próprio campo emocional, agora chegou a hora de oferecer um pouco ao seu oponente. Parece difícil, mas não é. Na verdade, tudo sempre é uma questão de treinamento. Todo mundo só pode doar aquilo que tem. Se seu agente conflitante só soube lhe oferecer imundícies, talvez seja só isso que ele tenha para oferecer. Reconheça que você não é igual a ele, pois possui coisas muito melhores a oferecer.

Sem entrar no mérito das questões éticas, recordo de uma cena de uma série na televisão em que uma amante recebe da verdadeira esposa um lindo embrulho contendo fezes em seu interior, como prova do repúdio à atitude da traidora. Esta, por sua vez, manda colher as flores mais lindas de seu jardim, preparando um lindo buquê, enviando-o de volta a sua opositora com um bilhete no mínimo interessante: “Estas flores são para o seu agrado, pois cada um manda aquilo que tem para oferecer.” Como disse, não gostaria de entrar no mérito da situação, mas apenas no ato em si. É bem provável que esta mulher tenha fisgado este marido por ter bem mais a oferecer do que a esposa legítima.


DISSOLVENDO TODOS OS CONFLITOS


Chegamos ao final deste artigo. Verificamos que o perdão, em seu conceito mais profundo, é a antiga e atual receita para dissolver todos os conflitos.

Este conceito pode ser aplicado em todos os tipos de contendas, do mais alto escalão ao mais baixo, do indivíduo mais intelectualizado ao menos provido de estudo, do mais generoso ao mais mesquinho.

Parece que eu virei seu jogo. Transformei seu agressor em seu professor. Rasguei seu papel de vítima, dando-lhe um novo papel: o de responsável. Se você chegou até este ponto deste artigo e já começa a refletir que talvez a causa do conflito esteja em você mesmo, atingi meu objetivo.

Não existem conflitos unilaterais, eles são sempre no mínimo bilaterais. Mas o melhor de tudo é saber que a chave da solução dos conflitos está dentro de você mesmo. Não são necessárias técnicas complexas, apenas um pouco de boa vontade e um coração cheio de amor.

Se detectarmos uma pequena sujeira em um copo com água, certamente não o beberemos. Mas uma grande sujeira no mar não nos impede de banharmo-nos nele. A questão não é o tamanho da sujeira, mas a quantidade de água. Assim também é num conflito. Não importa o tamanho do obstáculo, do defeito de seu opositor, importa é o tamanho do seu coração. Se ele for grande suficiente, certamente dissolverá todo o conflito.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Gestão empresarial



Uma importante lição...


Discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários:

" Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou???

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

" CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."

(WAL MART É A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO)

--
"A paciência é amarga, mas seu fruto é doce"
Jean Jacques Rousseau

FORTE ABRAÇO E SUCESSO!

quinta-feira, 9 de julho de 2009


Max Gehringer - Faça o seu marketing

Você sabe como crescer E aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do chamado marketing pessoal.

Por que ótimos funcionários muitas vezes não conseguem ser promovidos? Porque eles estão fazendo tudo certo, mas esquecem de algo muito importante: o marketing pessoal.

Num escritório de consultoria fazendo uma pesquisa sobre marketing pessoal -- qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar dos demais. Nós pedimos que cada um dos entrevistados pegue um papel e escreva o nome de duas pessoas que, na opinião de cada um, mais se enquadram em todos esses itens que vamos discutir. Por que duas pessoas? Porque cada pessoa tem o direito de votar em si mesmo.

Ao final da votação, não vamos escolher o melhor ou a melhor. Se a gente simplesmente pegar um que foi o mais votado, nós vamos criar mais problema do qualquer outra coisa para a pessoa. Vamos selecionar três ou quatro pessoas.

Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.

Nós começamos a aplicar isso às nossas carreiras a partir do momento em que o nível dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. É a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco.

Eu sempre digo que a melhor avaliação que a gente faz é de garçom. "Eu fico atento no movimento do cliente", diz o garçom Edson da Silva. Se a gente, inadvertidamente, olha para o garçom e não precisa de nada, ele nunca está olhando para a gente. "A gente fica no nosso canto para não atrapalhar o cliente, mas sempre de olho na mesa", comenta Edson. Quando a gente precisa de alguma coisa, o garçom está olhando para a gente. Se a gente só conseguir fazer o que o garçom faz, nós nunca vamos ser chatos na vida.

Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal.

1º - Liderança
Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. "O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa", comenta a caixa Laísa dos Santos. "Ele socorre a gente", diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.

2º - Confiança
Quando eu pergunto "Quanto foi o jogo?", eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: "quanto foi?", olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.

3º - Visão
É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.

4º - Espírito de equipe
É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?

5º - Maturidade
É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. "Ele prefere conversar e não resolver em discussão", diz o repositor de loja William Matias. "Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor", acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.

6º - Integridade
É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.

7º - Visibilidade
Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.

8º - Empatia
É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. "Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei, elogiei na hora", disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.

9º - Otimismo
Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.

10º - Paciência
Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter,


(Ver esse vídeo no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=3LSHXOOwehc)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SAÚDE


Especialistas afirmam que 13% dos adolescentes já procuram por cirurgias plásticas no Brasil



Nos últimos anos, a busca por um corpo ou rosto perfeito tem aumentado significativamente. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha vaidade e se preocupe em se sentir bem esteticamente. No entanto, esta busca faz com que cresça também o número de pessoas que procuram cirurgias plásticas, sendo que os jovens vêm se destacando entre este público.

De acordo com dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), entre setembro de 2007 e agosto de 2008, foram realizadas aproximadamente 629 mil plásticas estéticas em todo o país, todas por profissionais especializados. E as plásticas em jovens com idades entre 14 e18 anos representam, pelo menos, 13% desse total.

Isto indica que mais de 100 mil jovens se submeteram a algum tipo de intervenção estética no período analisado. E entre os procedimentos mais procurados por eles destacam-se: rinoplastia (plástica no nariz), mamoplastia redutora (diminuição das mamas), mamoplastia de aumento (prótese de silicone), lipoaspiração, otoplastia (correção de orelhas de abano) e a ginecomastia (correção do volume das mamas masculinas).

Os especialistas da SBCP explicam que entre os motivos que levam ao aumento da procura dos jovens pela cirurgia plástica está a valorização excessiva da estética, com a ilusão de que o jovem tem de se enquadrar aos padrões estéticos predominantes na sociedade, e o desenvolvimento de novas técnicas que fazem com que a recuperação e o ato cirúrgico sejam mais seguros.

Sendo assim, os especialistas recomendam que os adolescentes que têm interesse em fazer cirurgia plástica procurem um cirurgião para detectar suas reais motivações e explicar todos os passos da cirurgia (internação, anestesia, cicatrizes, medicamentos, repouso pós-operatório e os resultados esperados), bem como as possíveis complicações associadas ao procedimento.

Além disso, é importante ressaltar que a opção pela plástica deve ser decidida pelo paciente, juntamente à orientação do médico, e com o consentimento dos pais. A cirurgia é indicada apenas se o jovem não consegue conviver com o problema, se o problema interfere em sua autoestima, ou se ele não conseguiu resolver o que o incomoda por outros métodos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/principal/noticia_view.asp?id=39295

domingo, 5 de julho de 2009

COACHING



Coaching para equipes é alternativa para melhorar resultado de setores

O coaching já provou sua eficácia no desenvolvimento de um profissional. Imagine a mesma técnica voltada para equipes. Ainda pouco aplicado por empresas brasileiras, o coaching para equipes tem sido descoberto por gestores de RH que precisam de soluções para a integração de times e definição de metas coletivas de trabalho.

O trabalho de coaching não é uma terapia, mas pode mexer profundamente com os comportamentos e formas de abordar a vida profissional de um executivo. Agora, imagine a mesma técnica voltada para equipes. Ainda pouco aplicado por empresas brasileiras, o coaching para equipes tem sido descoberto por gestores de RH que precisam de soluções para a integração de times e definição de metas coletivas de trabalho. Os resultados, de acordo com os coaches (quem aplica a ferramenta) têm impulsionado a mudança de atitude e o aumento da produtividade nas empresas que já aplicaram o processo com seus colaboradores.

De acordo com Fernando Polignano, da consultoria BSP Career, o coaching é um processo cujo objetivo é auxiliar o desenvolvimento profissional de um executivo, estimulando-o a entender melhor a realidade e o contexto no qual está inserido. A partir daí, ele pode identificar e definir objetivos para traçar um plano de carreira bem estruturado.

No caso das equipes, a dinâmica é diferente. Para aplicar a mesma ferramenta a um time de profissionais, é preciso, antes de mais nada, entender as capacidades e as dificuldades de cada integrante do grupo. Isso significa maior integração e mais capacidade de produzir por parte dos profissionais. Normalmente, explica Polignano, o trabalho do coach é provocar a pessoa para que ela mesma busque as melhores alternativas para sua vida. Mas fazer o mesmo com vários seres humanos é algo mais complexo do que isso. Para tanto, é preciso ter um amplo conhecimento do perfil e das expectativas de todos para afinar o processo.

Para o consultor, o coaching de equipes deve ser utilizado em situações em que um setor inteiro da empresa precisa de ajuste para melhorar o desempenho. Em outros casos, é preciso enviar os funcionários para uma experiência desse tipo quando se deseja montar uma nova equipe dentro da companhia. Não raro, diz Polignano, existe “muita gente boa, vindas de áreas diferentes, mas que agora terão de se adaptar a um novo chefe, a uma nova equipe e a colegas diferentes”. É função da empresa ajudar essas pessoas a se entenderem melhor.

Ele, por exemplo, já assessorou uma companhia que estava tendo problemas com seu departamento jurídico. O consultor explica que o setor era composto por profissionais com capacidade técnica extremamente apurada, mas que costumavam ser vistos como ‘chatos’ pelo restante da organização. O coaching foi indicado para a equipe justamente porque nem os superiores nem os subordinados do departamento conseguiam se entender bem. O resultado é que todos os profissionais dessa área não conseguiam se comunicar uns com os outros. “O principal papel da ferramenta é mostrar para essas pessoas que elas não são vítimas ou carrascos, mas que precisam se harmonizar para construir uma proposta de trabalho eficiente”, diz.

Quem também passou por um processo de coaching, como coachee (profissional que é orientado), foi Alexandre Moro, gerente de Vendas da empresa de tecnologia ADP. Ele admite, depois de um ano passando pela experiência, que conseguiu um alinhamento melhor com seus colegas e ainda melhorou seu processo de auto-análise. “Tive acesso a uma nova forma de me enxergar, a partir do ponto de vista das outras pessoas em relação a mim”, define. Segundo Carla Machado, diretora de RH da ADP, após um ano de aplicação da ferramenta, já foi possível perceber mudanças na forma como os colaboradores lidam com os seus colegas de trabalho e com as metas da companhia.

Em resumo, a professora Isabel Macarenco, coach da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), acredita que o trabalho de coaching deve ser conduzido de forma a fazer com que o executivo aprenda a ser mais consciente sobre si mesmo e aproveite toda a experiência pessoal ao trilhar novos caminhos. No caso das equipes, seu desenvolvimento depende da utilização dos diferentes potenciais dos seus membros de forma sábia. A condução desse processo, diz Luiz David Carlessi, da consultoria Idort, pode ser alternada entre o coaching individual e o de equipes. “O coaching executivo é fornecido, habitualmente, quando há necessidade individual; porém, penso que há situações em que ambos podem ser combinados”. Isso acontece, segundo ele, quando há a necessidade de se trabalhar a eficácia, a integração e os processos em uma equipe.


(Fonte: Canal RH - por Wilame Amorim Lima)

sábado, 4 de julho de 2009

SAÚDE


O VINHO É BOM MESMO?
O vinho faz mal ou bem?


Nos últimos anos tem aumentado o número de trabalhos científicos descobrindo que várias substâncias de uso popular consideradas por longa data como nocivas para uso regular, na realidade não são prejudiciais, mas mesmo úteis para manter uma boa saúde. Como essas “descobertas” são veiculadas nos meios de comunicação, tem causado confusão e indagações na mente de muitas pessoas que procuram informações fidedignas para obterem a melhor saúde possível. Para buscar uma posição mais clara sobre o assunto começaremos com o álcool sem inicialmente mencionar o vinho que tem tido mais destaque nos últimos tempos por parte inclusive da classe médica.

O álcool é quase tão antigo quanto a humanidade e os seus efeitos são conhecidos há muito tempo. E o que sabemos de concreto e cientificamente comprovado? Primeiramente temos que classificar o álcool. O álcool não cai na categoria de nutriente ou alimento, mas de droga. E como tal e se algum beneficio nele houver deveria ser usado em situações médicas, por um médico receitado e com a advertência que drogas similares recebem, ou seja: venda somente sob prescrição médica com suas indicações e contra-indicações e efeitos colaterais e as doses a serem usadas e com tarja preta que indique seu potencial em criar dependência.
Assim colocado fica mais fácil analisar as suas ações sobre o organismo humano, quando o seu uso seria benéfico, seus problemas e o custo-benefício em usá-lo como substância farmacológica.
1. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e em doses menores podem ter um efeito ansiolítico como os outros calmantes encontrados no mercado de remédios. Em quantidades maiores terá um efeito anestésico por suprimir completamente a consciências e sensações dolorosas. Ele não é usado em medicina como anestésico porque o seu efeito anestésico é muito próximo de efeito letal por parada respiratória. Da mesma forma não é também usado por médicos como calmante ou ansiolítico na atualidade porque existem produtos químicos mais eficientes e devidamente controlados.

2. Estudos feitos com o álcool mostram a sua capacidade de aumentar o colesterol chamado HDL que poderia explicar porque quantidades moderadas de álcool têm uma diminuição de lesões nas coronárias. Outro efeito do álcool nesse sentido seria a sua diminuição na formação de trombos, muitas vezes responsáveis pela oclusão das artérias coronarianas. Outros estudos feitos em animais experimentais mostram que esse efeito de proteção só é possível com doses mais elevadas de álcool. Neste mesmo estudo que foi feito em animais subdividiram-se animais em três grupos: o grupo 1 recebeu uma dose de vinho tinto; o grupo 2 recebeu uma dose de vinho branco e o terceiro recebeu somente suco de uva. Foram criadas lesões nas coronárias desses animais e posteriormente tratadas da maneira descrita acima. O resultado foi que os que receberam vinho tinto e suco de uva apresentaram uma diminuição de enfartes cardíacos comparados com os animais que receberam o vinho branco. Logo, se verifica que os dois grupos protegidos foram os que usaram vinho tinto e suco de uva. Como o grupo de vinho branco não recebeu proteção e sim os que usaram uva ou vinho tinto, percebe-se que o efeito estava na uva e não no álcool.

3. O álcool, em doses maiores e períodos prolongados, têm um efeito sobre os nervos do coração, responsáveis pela condução dos estímulos nervosos que são responsáveis pelo ritmo cardíaco. Assim o álcool pode desencadear arritmias cardíacas de vários tipos. O tipo de arritmia mais temível é a taquicardia ventricular que pode resultar em morte súbita que se observa em pessoas álcool dependentes.

4. Outra doença conhecida por miocardiopatia, aumenta com o uso de álcool. Nesse caso o músculo do coração começa a ficar literalmente doente, perdendo gradativamente a sua força até entrar em insuficiência cardíaca e conseqüente morte. A mulher tem maior risco de contrair esse problema. A “vantagem” dessa doença é que se a pessoa parar de beber poderá recuperar a força do coração o que não costuma acontecer nas miocardiopatias que ocorrem por outras causas.

5. O uso de álcool por tempo prolongado aumenta a tendência de derrames cerebrais. Esse aumento de acidentes vasculares estaria associado às arritmias e formação de trombos induzidos pelo álcool.

6. Os efeitos do álcool sobre o aparelho gástrico são diversos: no estomago aumentam a incidência de gastrite crônica e é 10 vezes maior o risco de desenvolver câncer de esôfago. No intestino gera diarréia crônica e conseqüente má absorção de nutrientes da alimentação levando a desnutrição ou falta de vitaminas e suas conseqüências. O pâncreas é outro ponto vulnerável do organismo para os que bebem cronicamente. Dores agudas de inicio súbito em pessoas que bebem devem ser investigados, pois a pancreatite aguda é muito freqüente. Ataques mais severos podem levar ao choque e morte. O fígado, que tem a responsabilidade de desintoxicar o organismo dos efeitos do álcool, paga o seu tributo com hepatite crônica, infiltração gordurosa e cirrose.

7. Disfunção sexual com deterioração de sua atividade é o resultado em longo prazo do uso de álcool. Inicialmente parece que o álcool aumenta a libido devido à desinibição que álcool provoca. Posteriormente os mecanismos responsáveis pelo apetite sexual tornam-se enfraquecidos pela atrofia dos órgãos sexuais. Esses problemas ocorrem em cerca de 50% das pessoas que usam cronicamente o álcool.

8. Vários estudos tem mostrado que mesmo moderadas doses de álcool diminuem a capacidade do sistema imunológico. Ele, o álcool, diminui em 67% a atividade das células responsáveis em nos defender de invasões de vírus e bactérias . Aldo-Benson, M, et.al. Federation of American Sciences for Experimental Biology, Annual Meeting May, 1988. Abstract #7966. Como conseqüência ficamos mais sujeitos a contrair infecções bacterianas e virais.

9. O uso prolongado de álcool esta associado a um aumento da pressão arterial e esse efeito é mais marcado no sexo feminino. Quem quer que já tenha uma tendência a ter pressão elevada é fortemente aconselhado a não usar álcool de modo algum. Mesmos os que se consideram bebedores leves ou moderados estão no mesmo risco embora, doses maiores tendem a ter efeitos maiores sobre a pressão sanguínea. Fridman G. Klartsky AL. Ann Intern Méd 1983 May; 98(5 Pt 2): 846-849.

Esse é o panorama dos efeitos do álcool no organismo em maior ou menor dose. Frente a sua capacidade de diminuir o risco cardíaco em pessoas que estão predispostas a problemas coronarianos mesmo sem levar em consideração os seus malefícios reais, caberia a pergunta se seria aconselhável alguém ser aconselhado a beber álcool como preventivo de doenças cardíacas a resposta é, não. “É importante notar que não há testes clínicos randomizados (aleatórios) para verificar a eficácia do uso diário do álcool para a redução de incidência da doença coronária e mortalidade e não é apropriado para o medico recomendar o uso de álcool só para prevenir doenças cardíacas... Outras medidas de mudanças no estilo de vida e tratamentos médicos devem ser encorajadas para os pacientes que estão sob risco de desenvolver doenças cardiovasculares”.

Goodman&Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics Décima edição. Pg. 431.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

COMPORTAMENTO



E-MAIL CORPORATIVO: VOCÊ SABE COMO USÁ-LO?


Que a tecnologia trouxe grandes benefícios para a vida dos profissionais, ninguém tem dúvida. O problema é que junto com ela vieram algumas dificuldades corporativas com o seu mal uso. Ao mesmo tempo em que a internet permite maior agilidade e circulação de informações, não saber como lidar com ela pode gerar falta de foco e produtividade para o profissional.

O e-mail corporativo é o maior dos exemplos e alvo das reclamações de pessoas que recebem muitas mensagens ao dia e afirmam que poucas delas são realmente úteis e aproveitadas. Não estamos falando somente de SPAMs e correntes que pessoas enviam para toda sua rede de contatos, até mesmo as mensagens relevantes para o trabalho podem gerar confusões e lotar as caixas de entrada sem necessidade.

A organização das mensagens eletrônicas é o primeiro passo para quem quer dominar essa ferramenta e não deixar que ela tome conta de você. As que não tem importância devem ser descartadas e as demais organizadas em pastas para melhor localização e livramento de espaço. Isso não significa que devemos ter milhares de pastas do lado esquerdo da tela, mas é necessário criá-las com os nomes certos. Repare: geralmente os e-mails que não encaixam em nenhuma delas não precisam ser guardados.

Outro motivo que causa insatisfação são mensagens longas e que demandam muitos minutos da atenção. Se você é uma das pessoas que gostam de escrever bastante, lembre-se de que, com o acúmulo de atividades que as pessoas tem hoje, junto com a correria do dia-a-dia, dificilmente terão vontade de ler até o fim. Seja sucinto e objetivo no corpo do e-mail e procure não passar de três ou quatro linhas. Se o assunto for realmente extenso, jamais ultrapasse o campo visual da "janela" do e-mail. Se o leitor tiver que "rolar" a tela do computador, a mensagem está realmente excessiva.

Tudo hoje é resolvido por e-mail. Agendamento de reuniões, ata desses encontros, envio de informações, comunicado interno, orçamentos, questões atemporais e até urgências. Mas você está enviando suas mensagens da maneira adequada e sabe quem está endereçando? Preste muita atenção se o endereço do e-mail é realmente o da pessoa para quem você deseja enviar. Na pressa, acontece muitas vezes de mandar a mensagem a alguém com o mesmo primeiro nome devido ao preenchimento automático. Depois de escrever, volte ao início e confirme todas as informações para evitar problemas.

E-mails são importantes sim e nos proporcionam maior comodidade, mas não deixe que eles prejudiquem sua comunicação. Alguma vez já presenciou alguém enviando uma mensagem para o colega de trabalho que está ao lado, mas em outro computador? Quantas vezes você mesmo já fez isso? Antes de enviar uma mensagem eletrônica, pense se realmente é a melhor opção. Às vezes uma conversa por telefone irá resolver seu problema de maneira muito mais rápida e eficaz. No escritório, as conversas pessoais têm maior impacto e geram resultados melhores. Portanto, use o e-mail com moderação.

Por Renato Grinberg
Fonte: Image Comunicação Integrada

quinta-feira, 2 de julho de 2009

SAUDE




Depressão: um problema do envelhecimento?
(FONTE: http://www.minhavida.com.br)

Entenda se o distúrbio de humor é característico somente da terceira idade


A depressão é uma doença mental, classificada como "distúrbio de humor", e pode acometer qualquer pessoa em qualquer faixa etária, sendo caracterizada por vários sintomas, como sentimentos de tristeza e de pesar ou fracasso, perda de energia ou de interesse, alterações do apetite e do sono, humor deprimido, entre outros sintomas que podem variar de pessoa para pessoa. É uma doença de difícil diagnóstico, visto que o tratamento ocorre de acordo com o seu grau. Após o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado por psicoterapia e com medicamentos antidepressivos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde a década de 90 a depressão vem ocupando uma posição de destaque no rol dos problemas de saúde pública, sendo considerada a doença mais cara de todas, em todo o mundo. Até o ano de 2010, só perderá o primeiro lugar para as doenças cardíacas isquêmicas graves. No ano de 2020, será a segunda moléstia que afetará os países desenvolvidos e a primeira nos países em desenvolvimento.

A prevalência de sintomas depressivos na população mundial acima de 65 anos de idade, vivendo em comunidade, varia entre 10,3% e 13,5%, sendo que, no Brasil, chega a 14,3%. Mesmo caracterizada como uma doença psiquiátrica muito comum entre os idosos, a depressão frequentemente não é diagnosticada, de forma que os acometidos não recebem tratamento.

Nos idosos, a depressão constitui uma enfermidade mental frequente, que compromete intensamente a sua qualidade de vida, sendo considerado um fator de risco para os processos demenciais. As causas da depressão nos idosos se configuram dentro de um amplo conjunto de componentes, em que atuam fatores genéticos, eventos vitais como o luto e o abandono e doenças incapacitantes, entre outros componentes.

Os principais fatores envolvidos nos distúrbios e nos sintomas depressivos são o gênero feminino, as doenças somáticas, os declínios cognitivo e funcional, a falta ou perda de contato social e história de depressão anterior. Na velhice, os fatores de risco são falta ou perda de contatos sociais, história de depressão pregressa, viuvez, eventos de vida estressantes, institucionalização em casas asilares, renda baixa, insatisfação com o suporte social, ansiedade, isolamento social, nível educacional baixo, falta de atividades sociais e uso de medicação antidepressiva.

Investigações sobre as condições que permitem uma boa qualidade de vida na terceira idade revestem-se de grande importância científica e social, uma vez que a ausência de convívio social causa severos efeitos negativos na capacidade cognitiva geral, podendo levar os idosos à depressão.

A depressão é uma doença e não uma manifestação do envelhecimento fisiológico. Perante essa situação, necessita ser diagnosticada e tratada. É um problema de saúde comum e tratável: entre 80 e 90% dos que sofrem desse transtorno podem ser efetivamente tratados, haja vista que, quase todos que recebem tratamento, apresentam algum benefício. Os idosos deprimidos e não tratados têm mais incapacidades, uso aumentado dos serviços de saúde e morte prematura.

Roudom Ferreira Moura é enfermeiro sanitarista. Especialista em Saúde Coletiva com enfoque no Programa Saúde da Família (PSF), em Saúde da Mulher no Climatério e em Educação em Saúde. Docente e supervisor de estágio de Ensino Superior da UNINOVE.

terça-feira, 26 de maio de 2009

ALIMENTAÇÃO CONTRA OS SINTOMAS DA GRIPE


Eles também ajudam no combate de dores de garganta, resfriados e até asma.


Alimentar-se bem ajuda a prevenir gripes e resfriados. Existem alimentos que possuem nutrientes capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega3).

Se a pessoa já estiver gripada ou resfriada há também alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que une o calor, que colabora na movimentação do muco, e um aminoácido chamado cisteína, encontrado na carne da galinha, que torna o muco menos espesso, o que ajuda a desobstruir os pulmões.

Sopas quentes em geral são uma boa fonte de calor e são calmantes para sua garganta. Com moderação, o sal na sopa também pode ajudar a diminuir o risco de desidratação por causa da febre.

Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda, e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma.

Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.

As carnes magras são saudáveis e os níveis de ferro encontrado na carne vermelha magra, no frango e no peixe ajudam a manter forte o sistema imunológico.

O mel pode reduzir a tosse por causa do "revestimento" na garganta irritada. Experimente engolir entre 1 a 2 colheres de chá, especialmente antes de dormir.

Ficar bem hidratado pode reduzir sintomas como dor de cabeça e dor de garganta, por isso é muito importante a ingestão de água ao logo do dia.

Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. Atualmente atende em consultório particular em São Paulo. www.nutrijobst.com

terça-feira, 12 de maio de 2009





PREVENÇÃO DO CÂNCER PELA ALIMENTAÇÃO

(John Hopkins Hospital)



Atualização em câncer pelo John Hopkins Hospital

1 Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

2. Células cancerosas ocorrem de 6 a mais de 10 vezes ao longo da vida das pessoas.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa está forte, as células cancerosas são destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação e do estilo de vida.

5. Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, mudanças na dieta e a inclusão de suplementos fortificarão o sistema imunológico.

6. Quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento e também destrói células saudáveis também de rápido crescimento da medula óssea, do trato gastrointestinal etc, e causar danos a órgãos como o fígado, os rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação enquanto destrói células cancerosas, também queima, deixa cicatrizes e danifica células sadias, tecidos e órgãos.

8. Os tratamentos iniciais com quimioterapia e radiação freqüentemente reduzirão o tamanho do tumor. Contudo, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resultará em maior destruição do tumor.

9. Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico é ou comprometido, ou destruído. Em conseqüência a pessoa pode sucumbir por várias espécies de infecções e complicações.

10. Quimioterapia e radiação podem ocasionarmut ações nas células cancerosas, tornando-as resistentes e difíceis destruir. A Cirurgia também pode espalhar as células cancerosas para outros lugares.

11. Um meio eficaz de combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando os alimentos de que necessitam para se multiplicar.

AS CÉLULAS CANCEROSAS SE ALIMENTAM DE:

1. O açúcar é um alimentador de câncer. Ao eliminar o açúcar é cortada uma importante fonte de alimentação para as células do câncer. Substitutivos do açúcar como Nutra Sweet, Equal, Spoonful, etc são feitos com Aspartame que é prejudicial. Um substituto natural melhor seria mel Manuka ou melado, mas somente em pequenas quantidades. Sal de mesa tem uma substância química adicionada para lhe dar a cor branca. Melhor alternativa é ´Bragg's aminous (?) ou sal marinho.

2. O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. O câncer se alimenta de muco. Cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar faz com que as células do câncer morram de fome.

3. As células de câncer prosperam em ambientes ácidos. Uma dieta a base de carne é ácida e é melhor comer peixe e galeto em vez de carne de vaca ou de porco. Carne bovina também contém antibióticos para o gado, hormônio do crescimento e parasitas, que são prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

4. Uma dieta com 80% de vegetais frescos e sucos, grãos integrais, sementes, nozes e um pouco de frutas ajuda a colocar o corpo num ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos inclusive feijões. Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular dentro de 15 minutos para nutrir e estimular o crescimento das células sadias. Para obter enzimas vivas para formar células sadias experimente e beba sucos de vegetais frescos (a maioria dos vegetais inclusive brotos de feijão) e coma alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes ao dia. As enzimas são destruídas a temperatura de 40º C (104° F).

5. Evite café, chá e chocolate, que contêm muita cafeína. Quanto à água - é melhor tomar água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. Água destilada é ácida, evite-a.

6. A proteína da carne é de difícil digestão e exige um monte de enzimas digestivas. Carne não digerida ao permanecer no intestino apodrece e conduz a um aumento das toxinas.

7. As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Evitar ou comer menos carne libera mais enzimas para atacar as paredes de proteínas das células cancerosas e possibilita que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.

8. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico (IP6, Flor-ssence, Essiac (???), antioxidantes, vitaminas, minerais EFAs (?) etc.) para possibilitar às células matadoras do próprio corpo destruir as células cancerosas. Outros suplementos, como a vitamina E, são conhecidos por acarretar apoptose, ou seja morte programada de células, método normal do corpo de desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

9. O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. A ira, o não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez. Aprenda a ter um espírito amoroso e de perdão. Aprenda a relaxar e desfrutar da vida.

10. As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigênio para o nível celular. A terapia com oxigênio é outro meio empregado para destruir células cancerosas.

Nenhum recipiente de plástico no microondas.

Nenhuma garrafa de água no 'freezer'.

Nenhum envoltório de plástico em microondas.

John Hopkins recentemente mandou isto em um dos seus comunicados à imprensa. Esta informação está também circulando no Centro Médico Walter Reed, do Exército.

A substância química dioxina causa câncer, especialmente câncer do seio.

As dioxinas são altamente venenosas para as células dos nossos corpos.

Não congele garrafas plásticas com água, pois isto libera dioxinas do plástico.

Recentemente o Dr Edward Fujimoto, Gerente do Programa de Bem-Estardo Hospital Castle, esteve num programa de TV para explicar este risco para a saúde. Ele falou sobre as dioxinas e o quanto elas são ruins para nós. Ele disse que não devemos aquecer nossos alimentos no microondas usando vasilhas de plástico.

Isto se aplica especialmente para os alimentos que contenham gordura. Ele disse que a combinação de gordura, alta temperatura e plásticos libera dioxinas para os alimentos e, finalmente, para dentro das células do corpo.

Em lugar dos plásticos ele recomenda usar vidro, tais como Corning Ware, Pyrex ou vasilhas de cerâmica para aquecer os alimentos.
Obtêm-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina Para coisas como receitas de TV (TV dinners), macarrão de cozimento rápido e sopas, etc., eles devem ser removidos da embalagem e aquecidos em outro recipiente.

Papel não é ruim, mas não se sabe o que o papel contém. Simplesmente, é mais seguro usar vidro temperado. Ele nos lembra que algum tempo atrás, alguns dos restaurantes de comida rápida (fast food) abandonaram recipientes de espuma e passaram para papel. O problema das dioxinas foi uma das razões.

Ele também ressaltou que envoltório plástico, como o filme plástico, é também tão perigoso quando colocados sobre os alimentos a serem cozidos em microondas. Com o alimento sob a ação da microonda, a alta temperatura acarreta que efetivamente toxinas venenosas evaporem do envoltório plático penetrem no alimento. Como substituto, cubra o alimento com toalha de papel.

quarta-feira, 29 de abril de 2009


GRIPE SUÍNA

Nenhuma região do mundo está imune à propagação do vírus da gripe suína, que terá provocado já 149 mortos no México, advertiu ontem o número dois da Organização Mundial de Sáude (OMS), Keiji Fukuda.

"Numa época em que as pessoas viajam de avião muito rapidamente por todo o mundo, não há nenhuma região do mundo onde o vírus não se possa espalhar", explicou ontem Keiji Fukuda.

Embora o vírus da gripe suína com origem no México se tenha propagado por todo o mundo, a OMS decidiu ontem elevar de três para quatro, numa escala de seis, o seu nível de alerta, que significa já um "aumento significativo" do risco de pandemia.

A decisão da OMS surge numa altura em que o número de casos, suspeitos e confirmados, de gripe suína tem aumentado em todo o mundo, com as autoridades de saúde a temeram um epidemia de amplitude mundial.

(FONTE: www.agroportal.pt/x/agronoticias/2009/04/28.htm )


Cuidados básicos para evitar a contaminação pelo vírus gripe suína
(Publicada em 26/04/2009 no site O Globo às 14h40m)


Com a confirmação de 20 casos de gripe suína nos Estados Unidos, foi decretada emergência em saúde no país . Em entrevista coletiva na tarde deste domingo, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), Richard Besser, disse que há uma responsabilidade individual e outra familiar para controlar a propagação dos casos. O conselho para os pais é de que as crianças doentes não saiam de casa.
Para evitar que a pessoa seja infectada, a primeira recomendação é de que se tome a vacina contra gripe anualmente. Algumas medidas também são recomendadas, como cobrir a boca ao tossir e lavar frequentemente as mãos. Confira abaixo a lista de cuidados do CDC:
1) Evite contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha distância dos outros caso a pessoa infectada seja você.
2) Fique em casa se estiver doente. Assim você estará ajudando a não disseminar a doença
3) Cubra sua boca e seu nariz sempre que tossir ou assoar o nariz.
4) Lave as mãos, sempre, para prevenir contato com germes.
5) Evite encostar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos sujas, para não que não sirvam de porta de entrada para os vírus.
6) Tenha outros bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis.
Veja abaixo alguns fatos do CDC sobre como a gripe suína se espalha entre humanos:
* O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
* Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional - febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
* Vacinas estão disponíveis aos porcos para a prevenção da gripe suína. Não há vacina para humanos, embora o CDC esteja formulando uma. A vacina contra a gripe convencional pode ajudar a prover proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que está circulando agora.
* Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

segunda-feira, 27 de abril de 2009




O cérebro Humano.... e o Elixir da Juventude!


O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa... São apagados de sua noção de passagem do tempo...

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir: as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

Não me entenda mal.

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque amar o seu companheiro de maneiras diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras.. V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida..

E S CR E VA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs !


CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE.....

V I V A !!!!!!!!


'Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.'

domingo, 1 de fevereiro de 2009


O estudo da música desenvolve o raciocínio superior

A participação em atividades musicais aumenta a habilidade da criança para aprender matemática básica e leitura, relatam diferentes pesquisas recentes realizadas nos EUA e Alemanha. Os estudantes que participaram de programas de música obtêm notas significativamente mais altas nos testes padronizados e, ainda, desenvolvem habilidades fundamentais para uma vida bem sucedida, como por exemplo, autodisciplina, capacidade para trabalhar em grupo e facilidade para a resolução de problemas.Um grupo de pesquisadores da Universidade de Munster, Alemanha, observou que o fato de ter aulas de música na infância, aumenta o tamanho do cérebro. A área cerebral que se utiliza para analisar o tom de uma nota musical, por exemplo, é 25% maior nos músicos, em comparação com as de pessoas que nunca tocaram um instrumento. As descobertas indicam que a área cerebral aumenta com a prática e a experiência, pois, quanto mais jovens eram os músicos quando iniciaram o aprendizado musical, maior é essa área em seus cérebros.

Um outro grupo de pesquisadores que estuda a ligação entre música e a inteligência informa que, em crianças,o aprendizado musical supera a instrução de informática no que se refere ao estímulo das habilidades de raciocínio matemático e ciências.

Essas descobertas foram publicadas na edição de fevereiro de 1997 da revista Neurological Research, e são o resultado de dois anos de experiências em crianças em idade pré-escolar, dirigidas pela psicóloga Dra. Frances Rauscher, da Universidade de Wiscosin em Oshkosh, e pelo físico Dr. Gordon Shaw, da Universidade da Califórnia, em Irvine, EUA. Seus estudos revolucionários indicam a forma pela qual a música pode aumentar a habilidade de raciocínio espacial. Esses pesquisadores dedicaram um tempo em comparar os efeitos do treinamento musical e não-musical no desenvolvimento intelectual.

A experiência incluiu três grupos de crianças em idade pré-escolar. Um grupo recebeu aulas particulares de piano e aulas de canto; um segundo grupo, recebeu lições de informática; o terceiro grupo, não recebeu treinamento algum. Aquelas crianças que passaram pelo treino de piano obtiveram resultados 34% mais altos nos testes que mediam as habilidades "têmporo-espaciais", em comparação com os outros grupos. "Têmporo-espacial" é a capacidade de raciocínio proporcional, necessário aos estudos como: proporções, frações e pensamento no espaço e no tempo. Isto comprova que a música, por si mesma, aumenta as funções cerebrais superiores exigidas para o aprendizado de matemática, xadrez e engenharia.As implicações destes e de outros estudos que vêm sendo realizados podem mudar a forma como os educadores consideram o currículo escolar atualmente, incluindo o estudo da música no cotidiano, que alimenta o intelecto e produz melhorias duradouras. Cientistas argumentam que, se mais administradores escolares estivessem sintonizados com as pesquisas sobre o cérebro, não apenas os currículos mudariam, mas matérias como língua estrangeira e geometria seriam ministradas às crianças mais novas; música e ginástica seriam requisitos diários; palestras, trabalhos escritos e memorização dirigida seriam substituídas por materiais participativos, arte dramática e trabalho em projetos.

Algumas escolas, como as da linha da Pedagogia Waldorf ja reconhecem isso desde sua idealização ocorrida pelo fiulósofo alemão Rudolf Steiner há cerca de um século. Os alunos iniciam diariamente suas aulas com a prática em conjunto de flauta doce, que contribui também para harmonização do grupo da sala de aula. Utilizam também as formas geométricas para crianças antes mesmo do foco na alfabetização, como forma de preparar a coordenação motora fina para o traçado das letras. A arte dramática inicia-se cedo, com as mais variadas linguagens. A partir do segundo ano, por exemplo, as crianças recebem um verso no início do ano, que terão que declamar para toda a classe uma vez por semana. As artes dramáticas vão evoluindo, onde no oitavo ano, os alunos se preparam por todo o ano para uma apresentação para toda a comunidade escolar de uma peça teatral muito bem estruturada, digna de ser apresentada em qualquer casa de espetáculos culturais. A música e a arte permeiam todo o ensino do currículo pedagógico Waldorf e são a própria base para o desenvolvimento cognitivo e de caráter do aluno.
"A música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro",
disse certa vez Platão. Agora os cientistas sabem o porquê. A música,
acreditam eles, treina o cérebro para formas superiores de raciocínio.
Informações baseadas no livreto A importância da música para as crianças, editado pela ABEMÚSICA - Associação Brasileira da Música. Site: www.abemusica.com.br e também em literaturas da Pedagogia Waldorf.

Livros recomendados:A Escola do Desvendar da Voz
Valborg Werbeck-Svardstrom / Atuaçao Ética e Moral da Música
Bruno Walter




Fonte - http://www.omnisciencia.com.br/News/musica.html

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


Excesso de gordura corporal
Por que carregar este lastro?


- Conceição Trucom -

Como a própria palavra se apresenta, o "excesso" é algo que não necessita estar acontecendo.

"Excesso" é algo que está sobrando, ocupando um espaço, consumindo uma atenção ou uma demanda de energia que não deveria. Excesso é uma "desnecessidade".

É claro que o corpo humano, na sua perfeição divina, necessita ter um percentual do peso ideal como massa gorda. São 15% no caso de homens adultos, e 22% no caso de mulheres adultas. Este percentual ideal de gordura corporal cumpre papéis importantes como regular a temperatura corporal, proteger órgãos, formar a massa cerebral (lipoproteínas), etc.

Mas, quando em excesso, esta gordura passa a ser um lastro, um peso, uma fonte geradora e propagadora de toxicidades e dificuldades.

Se o excesso de gordura corporal é algo ruim, por que deixamos que este excesso faça parte de nosso corpo físico? Do nosso Ser?

Digamos que sejam 5 quilos acima do peso ideal, portanto uma carga de 5 quilos, movimentada 24 horas/dia sobre a estrutura óssea/muscular dos pés, joelhos, pernas e coluna. Uma demanda que exige mais do coração, fígado, rins, pulmões, etc. Para tal, todo o corpo sofre e precisa criar condições, em princípio desgastantes, para administrar todas as "desnecessidades" e dificuldades então geradas.

Quanto maior o excesso de gordura corporal e o tempo (anos) que este excesso permanece no corpo físico, maior o problema e as conseqüências por ele geradas.

Mas volto a perguntar: Por que carregamos este excesso em nossa vida? Por que insistimos em criar dificuldades tão obviamente desnecessárias ao nosso corpo físico, desviando assim, tanta energia e produtividade dos nossos propósitos maiores?

Crescer, conquistar, superar, ser feliz, ser leve, ... são propósitos do espírito, que aqui na terra, depende deste corpo encarnado pleno e harmônico para se realizar.

A maioria de nós não sabe a resposta para esta questão, pois se trata (eu acredito) de uma auto-sabotagem, tantas vezes alimentada por padrões ainda inconscientes.

Mas, visualmente este excesso existe, e esteticamente incomoda. E mais que isso, qualquer um pode, num processo de busca por aprendizado e esclarecimento, saber o quanto este excesso pode causar prejuízos em todas as áreas da vida, desde o físico, até o espiritual.

Muitas pessoas nem carregam um excesso de gordura corporal, mas um excesso de crenças ou sentimentos, que acabam por desencadear também num nível elevado de toxicidade e dificuldades finalmente orgânicas. Mas este é tema para um próximo texto.

De qualquer forma, conscientes ou não da causa pela qual perpetuamos estes excessos, aqui surge a questão da necessidade de eliminá-los. As toxinas, os lastros, verdadeiros escudos para a cura, para a lucidez, para a leveza e para o crescer.

Não acredito que seja fundamental iniciarmos este processo de desintoxicação por um entendimento profundo das causas pelas quais temos excessos.

Ao contrário, que adianta ficar tanto tempo em processos mentais de entendimento e não iniciar uma ação ?

Penso que o mais importante é dar o primeiro passo de não desejar mais ter excessos. Ou seja, fazer um movimento, AGIR. Minha sugestão: abrir, literalmente, todos os espaços possíveis para que estes excessos tenham livre acesso de saída. DEIXAR SAIR.

O mantra da pró-atividade neste caso é: Não sei porque tenho excesso, ou porque cometo excessos, mas desejo que eles saiam ou permaneçam o menor tempo possível dentro do meu ser.

Pronto! Está dado o primeiro passo, que deve ser mantido como uma atitude diária, ou seja, um "banho interno diário", deixando sair pelo ralo (vaso, troninho, ...) abaixo tudo o que for excesso, toxina, veneno e velho.

Aos poucos, o próprio corpo vai resgatando o seu peso ideal, a sua lucidez original, a sua harmonia natural. Podem vir respostas aos Por quês, podem vir novas consciências, podem vir novos propósitos, mas o fato real é que: o que necessita sair e ser eliminado sai. O espaço para a entrada do novo começa a acontecer.

Esta é a filosofia básica da Alimentação Desintoxicante:

1) Usar os alimentos desintoxicantes como cúmplices fiéis da saúde e deste valioso processo de limpeza interna diária;

2) Acordar os 5 sistemas excretores, os grandes portais de saída e eliminação do que não serve mais ao corpo humano;

3) Conhecer e compreender quais os fatores que intoxicam e dificultam funcionamento harmônico e integrado do corpo humano. Cada órgão ou sistema busca cumprir a sua função na seqüência metabólica, mas quando um deles apresenta dificuldades por um período prolongado, a doença irá se apresentar;

4) Consumir diariamente sucos, chás, lanches e sopas que desintoxicam, tratam e curam e;

5) Praticar dinâmicas corporais diárias de apoio ao processo de transformação e crescimento.

A diferença está na consciência!

Pois é! Sempre que falo sobre os objetivos e benefícios da Alimentação Desintoxicante, as pessoas ficam imediatamente curiosas de como iniciar esta dinâmica em suas vidas.

Então, rapidamente querem as receitas. Mas, resisto em passá-las desta forma tão pronta. Isto porque tenho certeza absoluta de que as receitas são o ÚLTIMO passo deste trabalho de esclarecimento. Peço que não se enganem.

Sem dúvida alguma, as receitas desintoxicantes, baseadas nos alimentos vivos, são grandes cúmplices para a conquista desta limpeza. Entretanto, a decisão interna por desintoxicar-se, desapegar-se de todos os excessos, escudos e coisas velhas (gordura, medos, crenças, paradigmas, padrões, modelos, condicionamentos, etc.) é o que irá determinar o verdadeiro sucesso deste projeto de vida.

Não adiantam as "receitinhas" sem a decisão interna (a força visceral da alma) para nos manter disciplinados, determinados e motivados, portanto assertivos quanto aos novos hábitos e atitudes.

O ser humano insiste em fórmulas rápidas para sair de suas prisões. Fantasia! Estas fórmulas não existem.

Este é o motivo pelo qual em meu livro "Alimentação Desintoxicante", primeiro falo, em vários capítulos, da filosofia do que realmente significa Desintoxicar-se, trazendo à consciência, para somente nos últimos capítulos falar das receitas e dos alimentos que curam.

Considero imprescindível primeiro refletirmos sobre:

1) Os motivos pelos quais tanto nos apegamos aos nossos lixos, escudos, travas, medos, sabotagens, etc.

2) As conseqüências destrutivas que tais toxinas trazem à nossa saúde em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual.

3) Como funcionam as engrenagens emocionais e mentais que dificultam as nossas transformações.

Aí sim, as receitas têm toda a chance de funcionar com sucesso, porque haverá uma sinergia entre a cumplicidade dos alimentos vivos e a consciência do que desejamos limpar e onde chegar.

Aí sim, o milagre da vida poderá acontecer. Com muita limpeza e luz na consciência.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008


A FORÇA DA PALAVRA

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Um dos elementos que mais freqüentemente utiliza o homem, tanto para fazer-se entender como para estabelecer uma relação harmônica com seus semelhantes, é a palavra, que é condutora do pensamento individual e contribui em muito para a formação do próprio conceito.

A importância de que ela se reveste, ou melhor, que ela assume na vida, evidencia-se em múltiplas formas, e quanto mais respeitável é a posição do que fala, tanto mais confiança inspira sua palavra. Se não sofrer modificação alguma, se manterá como elemento de juízo para prestigiar o conceito de quem a pronuncia.

Quando a palavra é pronunciada para manifestar uma convicção, definir uma atividade ou uma situação, ou expressar um sentimento, e leva em si o sadio propósito de oferecer aos demais a oportunidade de conhecer o pensamento que a anima, tende sempre a superar o conceito de quem a emite.

Quem pensa bem se esforça em falar melhor.


Outra coisa acontece com aquela que é pronunciada com a intenção de enganar ou que surge sem reflexão, num impulso fugaz, porquanto costuma afetar ou ferir os que a ouvem, ainda que nada tenham a ver com ela. O só fato de escutá-la lhes causa mal-estar, contribuindo,conseqüentemente, para que se elabore um juízo adverso a respeito de quem a expressou.

Quem pensa bem se esforça em falar melhor. Será benéfico, então, aprender a sincronizar os movimentos da mente com a expressão oral, de modo que a palavra seja a condutora fiel do pensamento. Isso fará com que a palavra se revista de interesse, contrariamente ao que ocorre quando se fala sem pensar no que é dito, pois, nesse caso, a palavra costuma parecer vazia ou sem sentido.

Se quiséssemos apresentar uma imagem que refletisse com mais vívido colorido o mecanismo da palavra, teríamos de imaginá-la como um vagão que, à medida que passa pelo conduto vocal, é preenchido com o pensamento que formará seu conteúdo.

Em síntese, a palavra é um dos elementos com que o homem pode conquistar sua felicidade ou causar seu infortúnio, segundo sejam as manifestações de seu próprio espírito.

Trechos extraídos de artigo da Coletânea da Revista Logosofia, Tomo III, pág. 221